O governo dos EUA está acusando a Coreia do Norte de financiar seu armamento bélico através de crimes com criptoativos.
O governo norte-americano disse ter provas de que a Coreia do Norte tem conduzido ataques cibernéticos e roubo de criptoativos para gerarem renda e financiarem o programa de mísseis do país.
De acordo com Anne Neuberger, vice-conselheira de segurança nacional para crimes cibernéticos e tecnologias emergentes dos EUA, ao menos metade do financiamento do programa de mísseis norte-coreano é financiado com o furto de criptoativos promovido por ataques cibernéticos.
Coreia do Norte furta criptoativos e produz mísseis
As autoridades dos EUA anunciaram que estão tomando as medidas possíveis e cabíveis para identificar e impedir o financiamento do regime norte-coreano de mísseis através do furto de criptoativos.
No momento os serviços secretos estão ocupados em descobrir como a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está fazendo para furtar criptoativos em grande escala com tanto sucesso.
Hackers norte-coreanos que roubam e depois lavam criptoativos estão financiando os programas de armas do líder local do Partido Comunista, Kim Jong Un, de acordo com investigações recentes apresentadas pela CNN.
Em uma outra investigação, a CNN descobriu um empresário cripto que disse que sua empresa enviou involuntariamente dezenas de milhares de dólares para um profissional de TI norte-coreano. Esta transação também mostra o envolvimento de grandes empresas no crime de lavagem de dinheiro usando criptoativos por parte dos norte-coreanos.
Inclusive recentemente autoridades dos EUA acusaram exchanges centralizadas de ‘facilitarem’ ou não coibirem as transações e envios de criptoativos por ou para endereços associados a contas sancionadas.
Nos últimos meses o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) penalizou três empresas de negociação de criptoativos a balcão (Over The Counter – OTC) por estarem associados ao grupo de hackers norte-coreanos, Lazarus.
Outra forma usada pelos hackers norte-coreanos para lavarem criptoativos é através da mineração de criptomoedas, algo que também está sendo investigado pelo governo dos EUA.