Publicidade

Europol está desenvolvendo um jogo para ensinar aos policiais como rastrear criptomoedas

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Os combatentes de crimes relacionados às criptomoedas estão prestes a se divertir muito mais depois de a Europol ter revelado o desenvolvimento de um jogo para ajudar os investigadores criminais a aprender como rastrear e investigar usos ilícitos de ativos digitais.

A Europol declarou sua intenção de ajudar as autoridades com o anúncio do que está chamando de “jogo sério de rastreamento de criptomoedas” na 6 Conferência de Criptomoeda, realizada de 12 a 14 de junho na sede da Europol, segundo um anúncio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O jogo

O jogo foi desenvolvido em colaboração com o CENTRIC (Centro de Excelência em Terrorismo, Resiliência, Inteligência e Pesquisa sobre Crime Organizado). O objetivo é dar treinamento prático aos policiais para rastrear criptomoedas como parte de investigações criminais.

O jogo está marcado para ser lançado em outubro e deve ser revelado na sétima conferência da Europol-INTERPOL sobre cibercrime, segundo a Europol. A plataforma usará gamification para criar uma oportunidade de treinamento. Não foram divulgado mais detalhes sobre o jogo.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Investigações de crimes 

Apesar de soar divertido, este jogo de treinamento é outro sinal de como as agências de segurança estão lidando com crimes relacionados à criptomoeda.

Na conferência, especialistas do setor também compartilharam suas melhores práticas ao realizar investigações nas quais os criminosos usavam criptomoedas. Especialistas detalharam como foram investigados os gostos do popular mercado da dark web, mercado de Wall Street e Bestmixer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De fato, no início deste ano, a Hard Fork informou que uma colaboração entre agências de aplicação da lei de toda a Europa derrubou o serviço o serviço do Bestmixer. Acredita-se que o Bestmixer.io tenha sido um dos três maiores serviços de crypto mixing, tendo entregado mais de US$ 200 milhões desde que iniciou suas operações em maio de 2018.

Embora isso possa ser o primeiro uso pela Europol de uma plataforma de treinamento com gamification para ajudar a ensinar os aplicadores da lei a rastrear criptomoedas, a Interpol implementou uma ideia semelhante há alguns anos.

Em 2015, relatórios afirmaram que a Interpol criou sua própria criptomoeda interna para estudar cenários criminosos em um jogo de treinamento de simulação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile