Ex-Ministro da Rússia lança criptomoeda para desafiar o dólar americano e desviar restrições

Por Bia Gomes

O ex-ministro da Energia da Rússia, Igor Yusufov, teria anunciado uma criptomoeda apoiada pelo petróleo para contornar as restrições comerciais e financeiras. A corporação de investimentos de Yusufov, a Energia, está em fase final de desenvolvimento do roteiro para seu ativo digital. De acordo com o canal de notícias local Rambler, Yusufov acredita que a criptomoeda pode afetar a influência do dólar americano na comunidade internacional e ajudar os países a lidar com as flutuações nos preços das ações.

Diz Yusufov,

“A introdução de um sistema de liquidações em criptomoedas no mercado de energia hipoteticamente nos permite evitar os custos associados com o uso de moedas que não são apoiadas – a imprevisibilidade das flutuações da taxa de câmbio, a comissão para troca de moeda, restrições comerciais. Tal projeto pode dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento do ecossistema digital russo e internacional e estabelecer uma nova barreira para a infra-estrutura comercial, o uso de blockchain e contratos inteligentes para serviços não financeiros. Na situação atual do mercado de petróleo e na instabilidade dos pagamentos em dólares – a lógica do desenvolvimento da economia digital em escala global sugere exatamente esse caminho de desenvolvimento. Após o lançamento da plataforma de criptomoedas, os países produtores de petróleo serão capazes de manobrar com respeito às restrições financeiras e comerciais, que se tornaram demais nos últimos anos ”.

“Os países membros da OPEP + controlam mais de 2/3 das reservas mundiais de petróleo. Tal união em seus próprios interesses não será apenas lógica, mas também economicamente justificável ”.

Ele diz que a criptomoeda apoiada pelo petróleo criará uma estrutura confiável para o mercado. Ele também propõe um sistema de liquidação de criptomoedas para outros recursos naturais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Talvez a criptomoeda apoiada pelo petróleo seja o projeto pioneiro que criará uma estrutura confiável para o mercado de criptos como um todo”.

Segundo Yusufov, o projeto será lançado primeiramente nos Estados Independentes da Commonwealth (CIS). Eles incluem Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

“A este respeito, não se deve esquecer o atual Acordo Intergovernamental entre a Federação da Rússia e o Turquemenistão sobre a cooperação no setor do gás até 2028 e o contrato relevante para a compra de gás turcomano pela Gazprom. Portanto, no caso do projeto, esse centro pode se tornar o primeiro centro global de criptomoedas com segurança real ”.

A Rússia está atualmente desenvolvendo regulamentações para criptomoedas e está preparada para introduzir regulamentações em março para “fornecer às tecnologias blockchain e criptomoeda a oportunidade de se desenvolver”.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile