Publicidade

Ex-presidente do FED quer que Congresso permita que o órgão compre ações

Por Bruna Grybogi

Recentemente, durante uma entrevista à CNBC, a ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, disse que o Congresso deve considerar permitir que o FED compre ações. Embora Yellen tenha afirmado que isso não seja necessário, ainda assim a ex-presidente da autoridade reguladora julga que isso possa ser uma boa ideia.

“Seria uma mudança substancial dar ao Federal Reserve a capacidade de comprar ações. Francamente, não acho que seja necessário neste momento. Acho que a intervenção para apoiar os mercados de crédito é mais importante, mas, a longo prazo, não seria uma coisa ruim para o Congresso reconsiderar os poderes que o FED tem em relação aos ativos que pode possuir”, afirmou Janet Yellen. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale lembrar que atualmente o FED pode apenas adquirir títulos do Tesouro dos EUA com apoio do governo. Contudo, se a ideia de Yellen se tornar realidade, isso poderia significar o fim do capitalismo como o conhecemos hoje. 

Caso essa ideia venha a ser um dia aprovada pelo Congresso do país, seria equivalente ao banco central escolher quais empresas prosperam e quais não. Desta forma, o FED poderia planejar toda a economia do país por meio de intervenções no mercado de capitais, destruindo assim o livre mercado.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile