A exchange de criptoativos, Bitget, é mais uma a tentar aumentar o nível de transparência de seus fundos e a confiança de seus usuários e aderiu à publicação de uma prova de reserva.
O colapso da FTX ao menos serviu para as exchanges centralizadas empreenderem em meios de mostrar que possuem reserva de fundos para cobrir a demanda de seus clientes
A Bitget lançou uma página na web onde os usuários podem verificar a prova de reserva da exchange.
Na página a exchange explica que “tem sido um mês difícil para a nossa indústria e para todos os afetados pelos eventos recentes em torno da FTX”, e que como sendo uma grande exchange de criptoativos, “a Bitget promete ser transparente sobre como mantemos seus ativos”.
De acordo com as informações, os ativos dos usuários são protegidos com uma taxa de custódia de 1:1, o que significa que a exchange possui fundos para cobrir todos os criptoativos de seus clientes.
A exchange também disse que possui “reservas adicionais” de fundos, e “a prova de reservas cobre saldos de usuários em todos os produtos, incluindo spot, futuros e Bitget Earn.
Como as reservas são variáveis, a empresa disponibilizou um link ao qual a prova de reservas da árvore Merkle será publicada oficialmente pela Bitget.
Conforme consta na página, na data desta publicação a exchange possuía em suas carteiras 8.730 bitcoins, 12.167 ethers e pouco mais de US$ 446 milhões em USDT.
A Bitget anunciou que também lançará um Merkle Validator que permitirá aos usuários auditar suas contas e verificar a segurança dos fundos.
“O lançamento dos dados de Proof-of-Reserves e Merkle Tree fornece aos usuários informações atualizadas sobre a saúde financeira da Bitget e melhor controle sobre os ativos mantidos na plataforma”, disse Gracie Chen, diretor administrativo da Bitget.
Segundo Chen, “a indústria de criptomoedas está sob escrutínio após os escândalos e colapsos das maiores empresas de criptomoedas, e o desejo dos usuários de investir e armazenar ativos em uma plataforma segura atingiu um pico”.
A empresa anunciou que armazena um hash dos ativos da conta de cada usuário no nó final da árvore Merkle.
Cada usuário pode verificar se seus fundos estão incluídos na árvore Merkle, verificando a quantidade total de ativos do usuário armazenados nos nós de folha da árvore Merkle.
O código-fonte aberto da plataforma que valida seu programa de 100% de solvência também foi publicado no GitHub.