Publicidade

Exchange vê sumiço de U$ 145.000.000 depois da morte de seu fundador

Por Matheus Gomes
Foto: BitNotícias

De acordo com o site de notícias canadenses The Globe and Mail, após a morte súbita de seu fundador Gerry Cotten, a exchange canadense QuadrigaCX supostamente perdeu 190 milhões de dólares canadenses (145 milhões de dólares americanos) em ativos digitais.

Quadriga Fintech Soultions Corp. que é dona e opera a exchange, está enfrentando uma “crise de liquidez”, a empresa não foi capaz de localizar ou acessar os fundos desde a morte de seu fundador em 9 de Dezembro. Ela tem apenas 375 mil dólares em caixa enquanto deve 260 milhões de dólares de aproximadamente 92 mil usuários. A empresa entrou com um pedido de proteção ao credor feito de acordo com a Lei de Acordos de Credores das Empresas (CCAA) em 1º de fevereiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A exchange deixava a maioria dos seus ativos em sistemas de armazenamentos offline chamados “carteiras frias” (cold wallets) que funcionam por chaves de segurança em ordem de proteger elas de roubo ou hack. Seu fundador, era o único responsável pelas carteiras e suas chaves correspondentes, que a companhia está procurando achar desde sua morte.

Para o The Globe and Mail sua esposa, Jennifer Roberston disse que Cotten trabalhava a maioria dos dias em casa do seu notebook, que é criptografado. Ela disse em depoimento à justiça “Eu não sei qual a senha ou a chave de recuperação”. Jennifer chegou a contratar um especialista em cibersegurança para hackear o computador de Cotten, porém sem sucesso.

Vale notar que não é comum um único executivo ter acesso às chaves de segurança de um fundo de exchange, pois isso o torna um alvo de sequestro e extorsão. De acordo com Michael Gokturk, CEO da Einstein Exchange em Vancouver, disse, “É o equivalente a andar por aí com milhões de dólares em dinheiro para todos os lugares”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitos usuários ficaram irritados com a notícia e usaram o Reddit e o Twitter para pedir uma prova da morte de Cotten ou mesmo um obituário. Alguns foram além e passaram a ameaçar sua esposa Jennifer.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile