Publicidade

Facebook pagará US$ 5 bilhões para acertar as reivindicações de privacidade da FTC

Por Bia Gomes

A Facebook Inc. concordou em pagar US $ 5 bilhões para resolver uma investigação norte-americana sobre anos de violações de privacidade, um acordo que aumenta a responsabilidade do conselho de administração de proteger os dados dos usuários, alterando pouco o lucrativo negócio de publicidade da empresa.

O acordo, anunciado na quarta-feira pela Comissão Federal de Comércio, pela primeira vez determinará a autoridade final de Mark Zuckerberg sobre as decisões de privacidade, criando um comitê independente de diretores de privacidade no conselho da empresa, de acordo com um comunicado da FTC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O acordo também exigirá que o Facebook mantenha um controle mais rígido sobre aplicativos de terceiros, faça varreduras regulares para senhas não criptografadas e evite o uso de números de telefone obtidos por motivos de segurança para publicidade.

Também exige que a empresa conduza análises de privacidade de novas ofertas e envie para novas certificações e avaliações de privacidade.

“O acordo exigirá uma mudança fundamental na forma como abordamos nosso trabalho e colocará responsabilidade adicional sobre as pessoas construindo nossos produtos em todos os níveis da empresa”, disse o Facebook em um comunicado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Isso marcará uma mudança mais acentuada em relação à privacidade, em uma escala diferente de qualquer outra coisa que fizemos no passado”.

O Facebook espera que o acordo, que exige mais responsabilidade do que é atualmente exigido pela lei dos EUA, seja “um modelo para a industria.”

As ações do Facebook caíram 1,4%, para US $ 180,36, às 14h22 de hoje em Nova York.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile