A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) está fazendo auditorias e averiguando os caixas eletrônicos (ATMs) de criptoativos para tentar localizar aparelhos não cadastrados ou irregulares no conjunto de países.
Em fevereiro deste ano a FCA junto com a unidade de inteligência digital da Polícia de West Yorkshire recrutaram as empresas de ATMs de criptoativos para se regularizarem perante as leis do país.
A polícia fez averiguações nas cidades de Exeter, Nottingham e Sheffield. Os dados coletados serão analisados e para instaurar medidas de combate aos ATMs irregulares e crimes financeiros praticados através dos equipamentos.
Reino Unido inspeciona ATMs de criptoativos
Therese Chambers, chefe do departamento de fiscalização da FCA, disse que os ATMs de criptoativos não registrados na FCA são considerados ilegais, pois podem ser usados para lavagem de dinheiro.
‘ATMs de criptoativos podem ser um elo na cadeia de lavagem de dinheiro e movimentação de fundos obtidos como resultado de atividades criminosas. Nos últimos meses, fizemos várias fiscalizações e estamos prontos para tomar medidas para impedir atividades ilegais’, disse o dirigente máximo da FCA.
Chambers recomendou que os cidadãos locais precavejam-se e não usem ativos digitais, pois este tipo de ativo não é regulamentado e possui alto risco.
A FCA voltou a comunicar as empresas que regularizem seus ATMs de criptoativos para evitarem a apreensão dos equipamentos e multas.
Esta é a segunda série de investigações da FCA. A primeira ocorreu em março nas cidades de East London e Leeds.
Após uma crescente no número de instalações de ATMs de criptoativos pelo mundo desde 2018/19, neste ano de 2023 o número de equipamentos praticamente só diminuiu.
Apenas nos quatro primeiros meses do ano o número de ATMs instalados pelo mundo diminui quase 15%. Neste período o balanço de ATMs diminuiu em aproximados 6.000 equipamentos pelo mundo.