O Federal Reserve anunciou, no último dia 11, que irá comprar US$ 75 milhões em títulos corporativos através de ETFs. Isso se torna um fato histórico, pois é a primeira vez na história que o FED compra títulos corporativos. Conforme explicado no anúncio, o órgão irá comprar ETFs listados nos EUA cujo objetivo seja fornecer ampla exposição ao mercado de títulos corporativos do país.
Segundo o FED, está é uma maneira fácil para as empresas arrecadarem dinheiro, uma vez que o governo não deixará de pagar empréstimos ou manter as taxas de juros baixas. O plano já havia sido anunciado em março, porém as compras estão começando efetivamente somente agora.
Contudo, para muitos nomes do mercado, o que o FED está fazendo é considerado algo inconstitucional. Como aponta Jeffrey Gundlach, fundador da DoubleLine Capital LP, “o Federal Reserve está atualmente agindo deliberadamente em não conformidade com a Lei do Federal Reserve de 1913″. “Uma instituição que viola as regras de seu próprio estatuto está de fato admitindo que a sua instituição falhou e está fundamentalmente quebrada”, completou o Gundlach.
De fato, a nova tática do FED também foi criticada por nomes do setor cripto. Travis Kling, diretor de fundos de investimentos da Ikigai comparou o Bitcoin ao orgão em um recente tweet. “Hoje, a recompensa por bloco do Bitcoin minerado foi reduzida pela metade de forma programada, como é a cada quatro anos. Amanhã, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, o Federal Reserve comprará ETFs”, comentou Kling.
Entretanto, apesar do Bitcoin possuir suas próprias regras, as ações do FED ainda impactam diretamente o valor da criptomoeda. Vale ressaltar que em março último, o Bitcoin acompanhou o mercado de ações perdendo quase 50% de seu valor.