Publicidade

Filecoin Foundation explora novas fronteiras com armazenamento espacial descentralizado

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A presidente da Filecoin Foundation, Marta Belcher, discutiu os esforços da organização para demonstrar o uso de tecnologias descentralizadas em comunicações espaciais.

Em um evento no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, Belcher explicou que a arquitetura centralizada pode enfrentar problemas como corrupção de arquivos no espaço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 16 de janeiro, a Filecoin Foundation anunciou que havia completado uma demonstração que enviou arquivos da Terra para o espaço e de volta através de uma implementação do Sistema de Arquivos Interplanetários (IPFS) para comunicações espaciais.

Eficiência dos sistemas descentralizados no espaço

Segundo Belcher, os sistemas descentralizados são mais eficientes em comunicações espaciais. Enquanto os sistemas centralizados não apresentam problemas na Terra, há atrasos quando usados no espaço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Há um atraso de vários segundos se você estiver na lua ou um atraso de vários minutos se estiver em Marte’, explicou Belcher. Isso ocorre porque cada vez que alguém precisa pegar um arquivo, teria que ir ‘da Terra até o espaço e voltar’.

Belcher argumentou que esse modelo não funciona para o espaço. No entanto, com um sistema descentralizado, em vez de procurar arquivos com base em onde eles estão, o protocolo usa um sistema de identificação de conteúdo, permitindo o acesso a arquivos do satélite mais próximo.

Desafios e soluções para armazenamento no espaço

Além da eficiência, Belcher também explicou que o IPFS permite a verificação de dados. Ele verifica criptograficamente se os dados enviados não foram adulterados, o que é útil para verificar a autenticidade de imagens de satélite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, a executiva apontou alguns problemas com a arquitetura centralizada ao enfrentar radiação e detritos espaciais. Belcher explicou que armazenar arquivos no espaço é desafiador porque fatores como radiação podem corromper os arquivos.

Com um protocolo descentralizado, Belcher acredita que isso não seria um problema, pois os arquivos seriam puxados de qualquer lugar. ‘Você pode ter várias cópias. E se um arquivo for corrompido, não importa.’

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile