Publicidade

Banque de France irá testar euro digital em 2020

Por Bruna Grybogi

De acordo com o jornal financeiro francês, Les Echos, o governador do Banque de France, François Villeroy de Galhau, anunciou, nesta quarta-feira (05), que a instituição pretende começar a usar sua moeda digital apoiada pelo Estado (CBDC) no próximo ano. Segundo Galhau, a instituição pretende “começar a experimentar rapidamente e lançar uma chamada
de projetos (para participantes do setor privado) até o final do primeiro trimestre de 2020”
.

O projeto, que foi anunciado por Galhau durante uma conferência organizada pelos dois maiores reguladores financeiros do país, a Autoridade Francesa de Supervisão e Resolução Prudencial e a Autoridade dos Mercados Financeiros, inicialmente será exclusivo para os participantes do setor financeiro, e terá como objetivo fortalecer a eficiência e produtividade do sistema financeiro francês, além de promover a confiança na CBDC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A CBDC francesa também tem outro objetivo, com ela as autoridades francesas pretendem afirmar a soberania financeira da França frente às iniciativas de emissão de moedas digitais privadas, como a Libra do Facebook. Para o governador do Banco Central da França, a emissão de uma CBDC “iria fornecer uma poderosa afirmação alavanca da nossa soberania
sobre iniciativas privadas, como a Libra”
, ideia essa compartilhada pelo Ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire.

Le Maire, que é um ávido opositor da Libra, pediu em setembro a criação de uma moeda digital pública, enfatizando a importância de serem referência na criação de uma CBDC, desbancando países como a China. Essa ideia está de acordo com o discurso de Galhau, que afirmou ver “interesse em avançar rapidamente a emissão de pelo menos uma moeda digital do banco central para ser o principal emissor globalmente e obter os benefícios associados ao fornecimento de uma moeda digital exemplar do banco central”.

Esse ano, a França avançou a passos largos referente às criptomoedas. Em
março, o Ministro da Economia e Finanças, afirmou que a rede blockchain é uma prioridade para o governo francês, anunciando o plano de investir 4,5 bilhões de euros em inovações tecnológicas a fim de conter o domínio tecnológico pelo mercado americano e chinês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em setembro, Le Maire, anunciou que transações entre criptomoedas serão isentas de impostos. Neste mesmo mês, uma parceria entre a Global POS, Easy Wallet e a Easy2Play lançou um sistema integrado que será possível realizar pagamento com Bitcoin, que deverá estar disponível em 2020.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile