Publicidade

FTX confirma que vai abrir nova exchange com foco em clientes offshore e FTT sobe 18%

Por Luciano Rodrigues
Foto: Depositphotos

Em um movimento inesperado, embora já houvessem rumores no mercado, a anteriormente falida exchange de criptomoedas FTX apresentou um plano de reorganização para o lançamento de uma nova exchange, com foco em clientes offshore.

Essa proposta, submetida pelos administradores da falência da FTX em 31 de julho, sugere categorizar os credores da empresa em diferentes classes, proporcionando um novo rumo para a exchange.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o plano, um grupo de ex-clientes do FTX.com pode se unir para criar uma empresa de câmbio offshore ou uma plataforma reiniciada. Entretanto, vale ressaltar que essa nova estrutura não estará disponível para clientes nos Estados Unidos.

O documento divulgado propõe uma classificação dos requerentes em sete grupos. Entre eles estão os requerentes da bolsa offshore FTX.com, os clientes da unidade da FTX nos Estados Unidos e os clientes da exchange NFT. Além disso, existem reivindicações gerais não garantidas, reivindicações garantidas e reivindicações subordinadas.

FTX

Uma estrutura de prioridades em cascata estabelecerá a ordem dessas reivindicações. Com o fim da classe anterior, um pagamento proporcional será destinado a cada grupo de requerentes a partir do saldo remanescente do pool. A ordem específica de pagamento será definida após negociações com todas as partes interessadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os administradores também propuseram avaliar os créditos dos clientes em dólares desde a data em que a FTX declarou falência. O reembolso dos clientes virá da venda de ativos relacionados a diferentes segmentos da empresa.

No entanto, os detentores do token FTT, a moeda digital da FTX, não receberão compensação. A empresa decidiu não oferecer recuperação para esses tokens devido às suas “características semelhantes a ações”.

Mesmo assim, o valor do FTT registrou um aumento de 17%, alcançando US$ 1,58 após o anúncio. Um advogado de Cingapura alertou os usuários no Twitter a terem cautela com essa alta, pois os detentores do FTT não verão nenhum retorno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A FTX planeja trabalhar com os credores nos próximos meses e apresentar um plano revisado no quarto trimestre deste ano. Essa nova fase da empresa demonstra um esforço para revigorar o mercado de criptomoedas e reafirmar a sua posição de líder, mesmo após os recentes desafios financeiros.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile