Fui hackeado. E agora?

BitNotícias

Troy Hunt detentor do site “Have I Been Pwned” adicionou um número absurdo no último dia 17 de quase 800 milhões de e-mails com as respectivas senhas, podendo ser essa a maior brecha da internet já registrada até o momento.

É aconselhável, sempre que se escuta falar em grandes falhas de segurança, investigar se seu e-mail se encontra ou não na lista, acessando aqui.

Meu e-mail está na lista. E agora?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Primeiramente não entre em pânico, o recomendado agora é trocar TODAS as suas senhas o mais rápido possível, comece pelas senhas que coincidem com a do site hackeado em questão, e de preferência não cometa o erro de deixar as senhas iguais em nenhuma plataforma.

Alguns sites, que geralmente levam a segurança mais a sério, fornecem aos seus usuários a possibilidade de utilizar uma chave extra, 2FA (autenticação por dois fatores), quando esta opção estiver disponível é recomendado a sua utilização, pois vai aumentar a dificuldade, tanto contra uma tentativa de um hack quanto quando a senha já esta em posse do hack. O 2FA pode ser uma barreira extra que pode definir o acesso final ou não à sua conta.

Vale também lembrar que sempre devemos criar senhas grandes e difíceis de serem quebradas e que sejam fáceis para serem lembradas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dicas de como criar senhas mais complexas podem ser vistas aqui.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile