O interrogatório já teve início e essa será a primeira vez que ele falará diante de um tribunal sobre o colapso do fundo cripto. O objetivo do interrogatório é dar aos liquidatários uma chance de coletar informações enquanto buscam recuperar bilhões de dólares para os credores.
Fontes anônimas disseram que Zhu terá que responder aos advogados da Teneo, que é responsável pelo processo de falência da empresa. Os advogados buscam detalhes, incluindo como o fundo faliu e o paradeiro dos ativos.
- Leia também: CEO de Wall Street elogia Bitcoin e Tether
Falência do Three Arrows Capital
Autoridades prenderam Zhu no aeroporto de Singapura em setembro deste ano por um período de quatro meses por não cooperar com o processo de encerramento do 3AC. Zhu deverá ser libertado este mês com base nas disposições de bom comportamento.
O fundo de hedge Three Arrows Capital implodiu em 2022 quando suas apostas alavancadas colapsaram após a crise de Terra (LUNA). Diante disso, os liquidatários acusam Zhu e o outro fundador do fundo, Kyle Davies, de não cooperarem com a investigação. A Teneo tenta recuperar US$ 1,3 bilhão da dupla, mas a empresa deve, ao todo, algo em torno de US$ 3,3 bilhões.
O processo de Zhu é uma questão civil. Ou seja, Zhu e Davies não enfrentaram nenhuma acusação criminal em Singapura. As autoridades vão compartilhar os detalhes obtidos no interrogatório com os credores a fim de maximizar as recuperações.
O Three Arrows chegou a ser um dos maiores e mais bem-sucedidos fundos de hedge de criptomoedas antes de entrar em colapso.