Publicidade

Gartner diz que 90% dos projetos de blockchain precisarão ser substituídos em 18 meses

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

As empresas que cederam ao hype de quais promessas blockchain provavelmente precisarão repensar a praticidade da tecnologia, com a Gartner prevendo que 90% das implementações de blockchain existentes precisarão ser reformuladas em cerca de 18 meses.

Segundo a Gartner, a reposição é necessária para permanecer competitiva, segura e evitar a obsolescência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“As plataformas blockchain são plataformas emergentes e, neste ponto, quase indistinguíveis em alguns casos da tecnologia de blockchain principal.”, disse Adrian Lee, diretor de pesquisas da Gartner.

“Muitos CIOs superestimam as capacidades e benefícios de curto prazo da blockchain como uma tecnologia para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios, criando assim expectativas irreais ao avaliar ofertas de fornecedores de plataformas e provedores de serviços blockchain.”, disse Lee.

A Gartner chamou o mercado de plataformas blockchain de “fragmentado”, dizendo que o número de ofertas está confundindo os tomadores de decisão de TI. A empresa de pesquisa também disse que, à medida que aumenta o interesse das empresas pela tecnologia blockchain, o número de fornecedores de plataformas blockchain também aumenta.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX
Como resultado, Lee espera que nenhuma plataforma blockchain única surja como a dominante nos próximos cinco anos. Lee também questionou se a blockchain ainda adiciona algo que é diferente de outras tecnologias existentes.
“‘Transações’, por exemplo, foi o termo mais mencionado em relação a blockchain, seguido por ‘seguro’ e ‘segurança’. Embora estas possam ser funções da tecnologia blockchain, os compradores ainda estão confusos sobre como essas funções são alcançadas ou quais benefícios o blockchain adiciona em comparação com seus processos existentes.”, continuou ele.
Mais  previsões
A empresa também está prevendo que, até 2025, o valor agregado pelo blockchain crescerá para pouco mais de US $ 176 bilhões, com esse número estimado em US $ 3,1 trilhões até 2030.
“Os gerentes de produto devem se preparar para uma rápida evolução, obsolescência antecipada, um cenário competitivo em mutação, consolidação futura de ofertas e o potencial fracasso das tecnologia/funcionalidades em estágio inicial no mercado de plataformas blockchain.”, acrescentou Lee.
A Agência de Transformação Digital (DTA) do governo australiano recentemente deu um conselho semelhante àqueles que se perderam no burburinho da blockchain.
“É a posição atual da DTA que blockchain é uma tecnologia emergente digna de observação contínua. No entanto, sem padronização e trabalho adicional, para muitos usos da blockchain, existem atualmente outras tecnologias maduras que podem ser mais adequadas para uso imediato.”
Dirigindo-se às estimativas do Senado em outubro, o diretor digital da DTA, Peter Alexander, disse que “para cada uso da blockchain que você consideraria hoje, há uma tecnologia melhor – bancos de dados alternativos, conexões seguras, engajamento API padronizado.”
“Blockchain é uma tecnologia interessante, mas no início de seu desenvolvimento, está no topo de um ciclo de hype.”, disse ele.
A entidade governamental chegou a publicar um questionário para que as organizações se auto-avaliassem antes de se preocupar com algo que pode ser armazenado em um banco de dados seguro.
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile