A gigante de videogames francesa Ubisoft está supostamente explorando potenciais aplicativos de blockchain nos videogames como uma estratégia para ganhar uma vantagem mais competitiva no setor. A notícia foi divulgada pelo jornal financeiro francês Les Échos em 11 de junho.
Segundo o Les Échos, a Ubisoft vem silenciosamente explorando pedidos de blockchain há vários meses, e supostamente já identificou um em particular para implementação. O jornal escreveu que a Ubisoft planeja colocar objetos virtuais ou acessórios dentro do jogo no blockchain e monetizá-los.
Como o comunicado observa, o modelo tem alguma semelhança com o do videogame Fortnite – publicado pela Epic Games – que é gratuito para compra, mas permite que os jogadores comprem conteúdo virtual que equipa seu personagem.
As virtudes de um ecossistema baseado em blockchain para acessórios virtuais seriam preservar os direitos de propriedade digital dos jogadores. Citando um especialista da indústria não identificado, Les Échos observa:
“Quando você compra um traje em Fortnite, seu investimento é perdido, o acessório é bloqueado no jogo. Se usarmos o blockchain, damos uma existência física a um elemento digital.”
Uma fonte anônima supostamente próxima das explorações de blockchain da Ubisoft disse ao Les Échos que a empresa consideraria usar o blockchain da Ethereum para sua aplicação, e afirmou que o trabalho na iniciativa já estava em estágio avançado.
Não foi divulgado se a Ubisoft lançaria conteúdo virtual baseado em blockchain dentro de uma de suas franquias existentes ou em um novo jogo, embora Les Échos observe que a segunda opção poderia ostensivamente ter menos riscos.