- A SSA moverá todas as comunicações públicas para a plataforma de mídia social X em meio a cortes abrangentes de força de trabalho recomendados pelo DOGE
- A mudança ocorre em um momento em que a SSA reduz seu quadro de funcionários de 57.000 para aproximadamente 50.000
- Com a nova política, a SSA deixará de enviar cartas físicas ou fazer anúncios por meio de comunicados de imprensa
A Administração de Seguridade Social dos Estados Unidos (SSA) anunciou uma mudança radical em sua estratégia de comunicação. A partir de abril de 2025, todas as atualizações públicas da agência passarão a ser veiculadas exclusivamente pela plataforma X, de Elon Musk.
A decisão integra uma reestruturação promovida pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), também liderado por Musk. A meta é modernizar os canais de atendimento ao público e reduzir custos operacionais.
Cortes e reorganização afetam funcionários e estrutura da agência
Como parte do plano de eficiência, a SSA reduzirá seu número de funcionários de 57.000 para aproximadamente 50.000 servidores. Além disso, as dez regiões administrativas da agência serão fundidas em quatro. A medida busca simplificar a estrutura organizacional e agilizar os processos internos, de acordo com comunicados oficiais. No entanto, representantes da agência negaram rumores de cortes superiores a 50%, classificados como infundados.
Bruh, if I wanted to rummage through random personal shit, I could have done that at PAYPAL. Hello???
Having tens of millions of people marked in Social Security as “ALIVE” when they are definitely dead is a HUGE problem.
Obviously.
Some of these people would have been alive… https://t.co/L17rSBR1Tb pic.twitter.com/6hBqAJ5TbF
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2025
A proposta de reestruturação recebeu críticas de especialistas e defensores de programas sociais. Para muitos, a mudança pode comprometer inclusive o atendimento a populações menos conectadas. Em contrapartida, Elon Musk declarou que o atual modelo de seguridade social gera bilhões em pagamentos indevidos. Ele defende uma abordagem mais tecnológica, com uso intensivo de dados e plataformas digitais para fiscalizar gastos.
X Torna-se o único canal oficial para comunicações da SSA
Com a nova política, a SSA deixará de enviar cartas físicas ou fazer anúncios por meio de comunicados de imprensa. Todos os avisos e atualizações passarão a ser publicados exclusivamente na plataforma X. A decisão busca reduzir custos e conectar-se diretamente com a população digitalmente ativa.
A longo prazo, o DOGE pretende implementar tecnologia blockchain para tornar os dados do orçamento federal acessíveis em tempo real. Essa proposta inclui registros públicos on-chain, oferecendo maior transparência e controle social sobre os gastos governamentais.