Publicidade

Governo dos EUA tem 250 mil Bitcoin e é uma das maiores baleias do mercado

Por Luciano Rodrigues
Foto: Pixabay

O governo dos EUA apreendeu mais de 250 mil Bitcoins desde 2020, tornando-se um dos maiores detentores de Bitcoin do mundo.

Recentemente, em 9 de março de 2023, 49 mil Bitcoins associados a apreensões de agências de aplicação da lei dos EUA foram movimentados, sendo aproximadamente 9,86 mil enviados para um endereço da Coinbase, de acordo com informações da Glassnode.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este painel da Dune rastreia as carteiras do governo dos EUA associadas às três maiores apreensões de BTC desde 2020:

  • Novembro de 2020 – Apreensão da Silk Road – 69.369 BTC
  • Janeiro de 2022 – Apreensão do hack da Bitfinex – 94.643 BTC
  • Março de 2022 – Apreensão de James Zhong – 51.326 BTC

É importante ressaltar que esta é uma estimativa mínima das participações do governo dos EUA com base em informações publicamente disponíveis. Atualmente, o governo dos EUA detém 1,06% da oferta circulante de Bitcoin.

Bitcoin

As ações do governo americando visam desmantelar redes criminosas envolvidas em atividades como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e ataques de ransomware, que tiram proveito das criptomoedas para realizar transações ilícitas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A apreensão de Bitcoins é um testemunho do nosso compromisso em combater atividades criminosas que aproveitam as moedas digitais. Continuaremos a mirar e desmantelar essas redes criminosas para garantir a segurança e proteção de nossos cidadãos.” disse em um comunicado recente o procurador-geral dos EUA destacando a importância das operações envolvendo criptomoedas.

Com este valor de 250 mil Bitcoins o govero dos EUA pode ter se tornado o país com o maior número de BTCs do globo. Atrás dos EUA estaria a China com 194 mil Bitcoins. Além disso, as autoridades chinesas ainda fazem a custódia de 833 mil ETH

Somadas as quantias, o Tesouro da China tem mais de US$ 5,1 bilhões em criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A quantia de BTC em posse do governo chinês é maior que o montante em caixa das quatro empresas que mais investiram no criptoativo. Segundo o Bitinfocharts, a carteira de Bitcoin da China e dos EUA perdem apenas para a maior carteira fria da Binance, que guarda 252.597 BTC.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile