Publicidade

Hackers roubam US$ 65 milhões de usuários da Coinbase usando engenharia social

Imagem: Dall-e

Usuários da Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, perderam aproximadamente US$ 65 milhões devido a ataques de engenharia social sofisticados.

A informação chegou ao público por meio do analista on-chain ZachXBT, que destacou o aumento dos casos desse tipo de golpe. Nesse tipo de golpe, hackers exploram a confiança dos usuários para, assim, obter acesso às suas carteiras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como funciona a engenharia social no mercado de criptomoedas que atingiu a Coinbase

A engenharia social é uma tática usada por hackers para enganar suas vítimas por meio de manipulação psicológica. Os criminosos levam suas vítimas a compartilhar informações confidenciais, como senhas ou chaves privadas.

De acordo com ZachXBT, os ataques contra os usuários da Coinbase envolvem a criação de situações falsas. As situações que o perfil menciona versam sobre suporte técnico falso ou ofertas de investimento fraudulentas. Tudo isso é feito de forma a induzir os usuários a fornecerem acesso às suas contas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esses golpes têm se tornado frequentes, especialmente com o uso de ferramentas como phishing (mensagens falsas que imitam comunicações legítimas). Além disso, sim swaps (troca de chip do celular para obter controle sobre as autenticações de segurança) também são comuns. No caso dos usuários da Coinbase, os hackers foram capazes de drenar grandes somas de ETH e BTC das carteiras alvo.

Reação do mercado e medidas de segurança

Após a revelação, a Coinbase afirmou que está investigando os casos e reforçou suas medidas de segurança. A empresa recomendou aos usuários a adoção de autenticação de dois fatores, sobretudo, bem como a ativação da verificação em várias etapas e a desconfiança de links não solicitados.

O alerta de ZachXBT é um lembrete para todo o mercado de criptomoedas sobre a importância da segurança digital. O analista recomendou que os investidores revisem periodicamente suas práticas de segurança. Além disso, que estejam atentos a tentativas de phishing e golpes de suporte técnico falso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Especialistas alertam que o crescimento da adoção de criptomoedas tem atraído a atenção de criminosos cada vez mais especializados. O volume significativo de perdas envolvendo a Coinbase destaca a urgência de desenvolver soluções mais robustas, tanto por parte das exchanges quanto dos próprios investidores.

Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile