No evento de halving do Bitcoin de 2024, usuários da rede gastaram uma quantia recorde de US$ 2,4 milhões em taxas apenas no bloco de halving, o bloco 840.000. Esse bloco tornou-se o mais caro na história do Bitcoin, com os participantes competindo para inscrever seus tokens e satoshis raros usando o novo Protocolo Runes.
Happy halving! Runes are here! 🎉
Block 840,000 had 37.62 BTC ($2,402,358) in fees with the highest transaction at a record breaking 3,604,819 sat/vB. pic.twitter.com/231r4wUjHY
— Leonidas (@LeonidasNFT) April 20, 2024
A despesa total para a criação desse bloco foi de 40,7 BTC, que incluiu a recompensa do minerador de 3,125 BTC e 37,7 BTC em taxas, demonstrando a alta demanda por espaço nesse bloco particular.
Protocolo Runes e sua implementação
O Protocolo Runes, lançado simultaneamente com o halving, representa uma nova maneira de criar tokens na rede Bitcoin, aproveitando um modelo de Output de Transação Não Gasto (UTXO).
It's time for the main event!
→ https://t.co/CYY7ZRHQiq pic.twitter.com/L7dx139fNN
— Ord.io (@ord_io) April 19, 2024
Esse protocolo possibilita a gravação de tokens de maneira mais eficiente em comparação ao padrão BRC-20, utilizado anteriormente. O interesse elevado em gravar satoshis e runas no bloco de halving ilustra o contínuo desenvolvimento e inovação no ecossistema Bitcoin, onde os usuários procuram maneiras novas e criativas de utilizar a blockchain.
Impactos e reações do mercado
O recorde de gastos em taxas durante o bloco de halving ilustra a importância e o valor percebido de participar de eventos significativos dentro da blockchain do Bitcoin.
Analistas e participantes do mercado observam esses momentos como indicativos do comportamento dos usuários e das tendências emergentes na rede.
Congratulations Bitcoiners on the #Halving. Are you guys commemorating this occasion by throwing parties tonight? I haven't been invited to any. I think halving is an appropriate name for what's happening as soon #Bitcoin #HODLers will experience a halving of their net worths.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) April 20, 2024
O crítico franco do Bitcoin, Peter Schiff, recorreu ao X para lançar alguma sombra sobre os Bitcoiners em meio ao evento de redução pela metade.
Além disso, a competição por ‘satoshis épicos’, o primeiro satoshi minerado no bloco de halving, e o uso inovador do Protocolo Runes podem sinalizar uma nova fase de uso e desenvolvimento na blockchain do Bitcoin, potencialmente influenciando futuras direções tecnológicas e investimentos no espaço das criptomoedas.