Publicidade

Hard Fork Istambul, da Ethereum, foi implementado com sucesso

Por Bruna Grybogi

A Ethereum implementou com sucesso o hard fork Istambul no bloco 9.069.000, que ocorreu no último dia 08. O Istambul, terceira grande atualização de 2019, inclui seis novas propostas de melhorias na rede Ethereum (EIPs), viz. 152, 1108, 1344, 1844, 2028 e 2200. Segundo a ConsenSys, as EIPs pretendem resolver problemas referentes aos custos de gás da rede, interoperabilidade com equipamentos cripto de Proof of Work, e resistência contra ataques de negação de serviço.

Pouco antes da grande atualização acontecer, o client Parity da Ethereum lançou um patch de emergência, junto com uma mensagem pedindo para que os usuários atualizassem o client em suas máquinas para a versão mais recente. Apesar de ser uma correção simples, Hudson Jameson, desenvolvedor da ETH, informou que se uma ou duas grandes exchanges ou mineradoras permanecessem desatualizadas, isso poderia causar confusão
e inclusive, “em um caso mais grave, gastos duplicados”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora a atualização para o novo hard fork tenha sido bem-sucedida, houve consequências negativas que foram apontadas pelo engenheiro de dados da Coin Metrics, Antoine Le Calves. Segundo Le Calves, ainda que quatro das seis EIPs tivessem como foco a redução de gás e redução dos valores das taxas dos contratos inteligentes, algumas operações EVM apresentaram taxas elevadas, afetando parte das atividades de contratos
inteligentes.

Além disso, após a implementação do Istambul, as taxas de falha aumentaram 4 vezes e os contratos inteligentes ficaram sem gás com mais frequência. Le Calvez, também identificou que esse problema afetou grandes exchanges, como a Gemini, que ficou incapacitada de mover depósitos de usuários para sua carteira. No entanto, a Gemini afirmou que isso ocorreu por problemas técnicos da empresa, e que isso já foi resolvido.

A atualização Istambul também serviu para impulsionar golpes relacionados a Ethereum. Usuários relataram que foram adicionados em grupos do Telegram, onde alguém se passando por Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, anunciou o lançamento de 20 mil ETH, cerca de 3 milhões de dólares, em comemoração ao sucesso do novo hard fork. O criminoso oferecia de 10 a 1000 ETH para aqueles que enviassem de 1 a 100 ETH para um endereço. De acordo com o Etherscan.io, apenas duas transações foram registradas para o endereço fraudulento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile