Nesta quinta-feira (16), está programado para ser implementado um hard fork do Zcash, chamado Heartwood. Entre as as principais funcionalidades trazidas pelo Heartwood, se destacam as melhorias em interoperabilidade entre blockchains e de segurança para rede Zcash.
Um hard fork ocorre quando acontecem grandes atualizações que mudam aspectos da blockchain, como quando os tamanhos dos blocos Bitcoin foram aumentados, por exemplo.
Desta forma, o hard fork Heartwood vem para melhorar a experiência dos mineradores até o usuário final. A atualização irá implementar novos protocolos de segurança, que vão proteger fundos Zcash desde sua mineração. Desta forma será possível a criação de tokens de segurança na blockchain Zcash.
Além disso, o novo hard fork irá trazer o FlyClient, um protocolo que busca deixar a blockchain ainda mais leve. Este novo protocolo também irá permitir novas funcionalidades à blockchain à rede, além de melhorar a interoperabilidade com outras blockchains.
Como era de se esperar, as novidades atraíram atenção para a criptomoeda, fazendo com que o Zcash valorizasse mais de 6% nos últimos sete dias. Esse crescimento pode não chamar tanta atenção, mas é realmente importante pois o Zcash vinha lutando para quebrar a barreira de US$ 52 no último mês. Agora sendo negociado próximo aos US$ 62, o Zcash já acumula quase 120% de valorização desde 1º de janeiro de 2020.