Publicidade

Historiadores estão procurando os heróis desconhecidos do Bitcoin

Por Bruna Grybogi

Uma nova investigação no BitcoinTalk visa celebrar as contribuições daqueles que ajudaram o Bitcoin a decolar – mas não foram reconhecidos por seu trabalho.

Iniciado por Aricoin – a equipe por trás da criptomoeda homônima projetada para pagamentos mais fáceis -, espera descobrir aqueles que trabalharam no protocolo Bitcon antes de 2012 e fizeram contribuições cruciais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Todo mundo já ouviu falar de Satoshi, a maioria já ouviu falar de Gavin Andresen, Jeff Garzik, Pieter Wuille e outros colaboradores iniciais são bem conhecidos da comunidade principal, mas estamos procurando outros colaboradores iniciais que quase foram esquecidos”, escreveu Aricoin no BitcoinTalk, acrescentando: “Estamos tentando compilar uma lista de desenvolvedores e membros da comunidade que contribuíram muito para o Bitcoin, para que possamos integrá-los em um projeto futuro.”

Felizmente, o Aricoin já reuniu uma lista de colaboradores, com base em suas entradas no GitHub, uma plataforma de arquivos de código aberto. No entanto, a equipe quer saber quem enviou os primeiros relatórios de bugs, quem lançou os primeiros lançamentos do código Bitcoin e quem foi o primeiro a descobrir grandes ataques.

A equipe já encontrou algumas informações. O desenvolvedor Mats Henricson foi a primeira pessoa a fazer uma revisão pública do Bitcoin no SourceForge, afirmam eles.

Até agora, as respostas se concentraram principalmente em indivíduos que já são bem conhecidos. Três membros do BitcoinTalk apontaram as contribuições de Hal Finney para o ecossistema Bitcoin. Ele foi a primeira pessoa a receber uma transação de Bitcoin de Satoshi Nakamoto, o inventor pseudônimo de Bitcoin. No entanto, o Aircoin está procurando desenvolvedores menos conhecidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem criou o logo do BTC?

Uma resposta apontou para a pessoa pseudônima que criou o logotipo atual do Bitcoin. Segundo a lenda, o BitBoy apareceu no fórum BitcoinTalk com o logotipo em mãos, que todos adotaram rapidamente. Ele postou no fórum pela última vez em fevereiro de 2014.

O post dizia: “Concordo. Embora não seja código, adicionaria bitboy. O logotipo era uma obra-prima de marketing fundamental para a adoção do Bitcoin.”

Outra resposta destacou as contribuições de Ray Dillinger, que agora é chefe de pesquisa de algoritmos na nE12.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em uma postagem no blog, Dillinger disse: “Em novembro de 2008, fiz uma revisão de código e auditoria de segurança para a parte da cadeia de blocos do código fonte do Bitcoin. O falecido Hal Finney revisou e auditou o código da linguagem de script e nós dois examinamos o código contábil. Satoshi Nakamoto, o arquiteto pseudônimo e autor do código, alternava entre responder perguntas e fazer perguntas.”

É certo nomear os primeiros desenvolvedores do BTC?

Enquanto alguns membros da comunidade argumentaram que muitos dos colaboradores originais eram anônimos e queriam continuar assim, outros apreciaram os esforços de Aricoin.

“Estou feliz que alguém tenha se dedicado a reconhecer algumas pessoas que realmente ajudam no crescimento e desenvolvimento do Bitcoin”, disse “joinfree”, um membro sênior do fórum.

“Napoleão – ele inventou o banco central para financiar as guerras napoleônicas. Sem bancos centrais, não haveria moeda fiduciária e, sem moeda fiduciária, não haveria Bitcoin”, disse um outro comentário. “Capacidade não é nada sem oportunidade”, como outra pessoa disse uma vez.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile