Publicidade

HSBC decide fechar duas agências em Hong Kong devido a protestos

Por Bruna Grybogi

Após novos protestos em Hong Kong na véspera de Natal e no Ano Novo, manifestantes picharam e queimaram as duas estátuas de leão que ficam em frente ao prédio principal do HSBC no centro da cidade. Os ataques direcionados à propriedade do banco com sede em Londres, se deve à decisão do banco em fechar uma conta da Spark Alliance que coletava doações que eram usadas para cobrir despesas legais e médicas de manifestantes em Hong Kong.

Além disso, a prisão de quatro membros da Spark Alliance por acusações de lavagem de dinheiro em dezembro do ano passado, levantaram suspeitas de envolvimento do banco, que negou qualquer envolvimento. Segundo um manifestante entrevistado pelo Irish Times, “as pessoas estão com raiva porque sentem que o HSBC parou de receber dinheiro para os manifestantes”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a situação turbulenta no país, o banco resolveu fechar sete caixas eletrônicos localizados próximos a locais de protestos. Além disso, duas agências do banco em Hong Kong foram fechadas, e os serviços noturnos de outras 19 agências foram suspensos durante fins de semana e feriados.

Hong Kong é um dos principais mercados para o HSBC, que administra no país duas holdings de serviços financeiros, a The Hongkong e a Shanghai Banking Corporation Limited. O país asiático que enfrenta protestos desde 31 de março de 2019, representou mais da metade dos lucros do banco no primeiro semestre do ano passado. Por tanto, os protestos que vêm ocorrendo afetarão o HSBC e outras empresas globais que operam no país, que provavelmente buscarão crescimentos em outros mercados asiáticos caso as manifestações perdurem por muito mais tempo em 2020.

Em outubro, as manifestações impulsionaram as negociações em Bitcoin, fazendo com que fossem registrados picos incomuns de volumes de negociações da maior criptomoeda no país. Na época, foram negociados mais de 13 milhões de dólares de Hong Kong (HKD), cerca de 1,67 milhões de dólares, em apenas uma semana, segundo dados da startup LocalBitcoins.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile