O banco HSBC, – um dos maiores bancos do mundo – informou via comunicado de imprensa pela Financial Times, que processou 250 Bilhões de dólares em 2018 via blockchain.
O comunicado revelou de o HSBC fez mais de 3 milhões de transações cambiais no ano de 2018. No mesmo período, o banco fez 150mil pagamentos utilizando Blockchain, via FX Everywhere.
A FX Everywhere está ajudando a “orquestrar pagamentos nos balanços internos do HSBC”, e os relatórios indicam que ela ganhou forte aceitação no último ano. A empresa observou que a liquidação foi facilitada por meio de sua plataforma proprietária baseada em blockchain. Entre outras coisas, a plataforma garante que as confirmações de pagamento não exigem protocolos adicionais.
O HSBC tem investigado várias aplicações da tecnologia blockchain no ano passado. Em outubro, fez uma parceria com a Standard Chartered, PNB Paribas e outros para financiar uma plataforma de trade via blockchain. Sob o nome “eTrade Connect”, o HSBC lançou a plataforma com o objetivo de melhorar a eficiência do financiamento do comércio internacional. Para conseguir isso, a plataforma reduz o tempo necessário para aprovar os pedidos de empréstimo comercial de 36 para 4 horas.
Não tem mais volta. Bancos e grandes corporações ou se adaptam, ou vão ficar para trás. Invariavelmente.