Publicidade

Iminente exclusão de stablecoins da plataforma da Binance fez com que a exchange registrasse recordes de negociação nos pares BTC/USDT e BTC/BUSD

Por Jorge Siufi

A exchange Binance registrou o maior volume da história de negociação de bitcoin nos pares com as stablecoins tether (BTC/USDT) e binance (BTC/BUSD), reflexo da iminente exclusão de stablecoins de sua plataforma.

Duas baita barras vendedoras

Até chegar a 2022 o par BTC/USDT havia registrado o seu maior volume de negociações dentro da exchange Binance no dia 13 de março de 2020, dia marcado na história como corona crash, onde os mercados desabaram devido à pandemia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Naquele dia o par BTC/USDT registrou volume comprador com pouco mais de 402,2 mil BTCs transacionados.

A Binance nunca havia transacionado mais de 400 mil bitcoins no par USDT, número interessante por ser o maior par de negociações na maior exchange do mundo.

A Binance foi lançada em agosto de 2017 e ainda era desconhecida e desacreditada quando a grande bull run do mercado cripto ocorreu no final de 2017/início de 2018, até por isso o volume de transação à época pode ser considerado baixo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas este ano o par BTC/USDT voltou a ultrapassar a linha dos 400 mil BTCs transacionados na exchange no dia 08 de julho, quando pouco mais de 403 mil bitcoins foram negociados num volume de supremacia vendedora por parte do mercado.

Agora no mês de setembro este topo foi quebrado quatro vezes consecutivas, nos dias 09 (428,9 mil – barra compradora); no dia 13 (431,9 mil – barra vendedora); no dia 26 (439,2 mil – barra compradora); e no dia 27 (593,2 mil – barra vendedora).

Volume de transação registrado 30 minutos antes do fechamento do diário do dia 27 (BTC/USDT – Binance)

Já no par BTC/BUSD, o mês de setembro também vem registrando os maiores volumes históricos de transação na Binance.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os maiores volumes de transação no par BTC/BUSD foram registrados nos dias 13 (190 mil – barra vendedora); e no dia 27 (207,3 mil – barra vendedora).

Volume de transação após o fechamento do diário do dia 27 (BTC/BUSD – Binance)
Pode ter relação com a decisão da Binance de excluir stablecoins

Este aumento de volume de transação no principal par de criptoativos na Binance pode ter forte relação com a decisão da exchange em excluir todos os pares de transação com as stablecoins USDCoin (USDC), Pax Dollar (USDP) e True USD (TUSD) de sua plataforma.

A exclusão está programada para acontecer na quinta-feira, dia 29 de setembro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Binance transformará todo o suprimento dos usuários destas três stablecoins em sua própria stablecoin, o BUSD.

Entretanto, a exchange não vai retirar o USDT das transações, e assim informou que os usuários que não quiserem passar pela conversão automática das três stablecoins em BUSD poderiam realizar a troca antes do dia 29, sem taxas, por USDT.

A troca ocorreria na mesma proporção, sem nenhuma perda para os usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde o anúncio, no dia 05 de setembro, o volume de negociações do par BTC/USDC vem caindo na exchange Binance, o que pode ser um reflexo dos usuários já fazendo a troca de stablecoins por USDT, uma vez que os pares com a stablecoin possuem maior liquidez do que com BUSD.

Com isto estima-se que o mesmo deva estar acontecendo com todos os demais criptoativos voláteis aos quais terão seus pares excluídos das negociações com as stablecoins USDC, TUSD e USDP.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile