Publicidade

Interesse por Bitcoin no Google atinge mínima de um ano, apesar de alta no preço

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e

O interesse global por pesquisas sobre “Bitcoin” no Google caiu para seu nível mais baixo desde outubro de 2023,. Isso ocorreu mesmo com a criptomoeda mais popular do mundo tendo registrado um aumento expressivo de 142% em seu valor no último ano.

De acordo com dados do Google Trends, para a semana que terminou em 12 de outubro de 2024, o volume de buscas relativas por “Bitcoin” atingiu um valor de 17. Para efeito de comparação, o menor nível anterior foi em outubro de 2023, quando o valor registrado foi de 15, muito distante do pico de 100 alcançado em maio de 2021, durante o maior período de interesse pela moeda digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dados do Google Trends medem o interesse de pesquisa como uma porcentagem do valor máximo registrado no período selecionado. Um valor de 100 representa o maior nível de popularidade. Enquanto isso, zero indica que houve dados insuficientes para gerar resultados. Nos Estados Unidos, o cenário é semelhante, com o volume de buscas caindo para 16 na última semana, a menor marca desde outubro de 2023, quando o número foi 13. No Brasil, o interesse é mais expressivo, já que a pontuação atual é de 45/100.

Interesse por Bitcoin

Curiosamente, a baixa no interesse de buscas não necessariamente indica uma perspectiva negativa para o preço do Bitcoin. Conforme observou o analista-chefe da Bitget Research, Ryan Lee, após o volume de buscas cair abaixo de 20 em janeiro de 2024, o Bitcoin passou de US$ 41 mil para quase US$ 71,5 mil. Isso mostra que períodos de menor interesse podem servir como uma oportunidade para investidores consolidarem suas posições, à espera de uma grande valorização.

Outros termos relacionados ao setor de criptomoedas, como “Ethereum” e “cripto”, também apresentam níveis de interesse relativamente baixos em comparação ao último ano. No entanto, o interesse por “Solana” segue uma tendência diferente. Em maio de 2024, “Solana” alcançou seu pico de busca, maior até que seu recorde anterior de setembro de 2021. Embora tenha recuado recentemente para 31, esse número ainda é significativamente superior ao registrado no ano passado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile