Com a derrocada do protocolo Terra que trouxe prejuízos a muitos investidores, os oportunistas começaram aplicar golpes em usuários nas redes sociais.
Golpe em quem já perdeu muito
Na semana que se passou os tokens Terra (LUNA) e Terra USD (UST) foram implodidos devido à perda do peg do UST.
Com investidores desesperados por terem perdido muito dinheiro começaram a surgir os golpes nas redes sociais.
A maioria dos golpes estão acontecendo através de perfis que alegam ser da comunidade ou de desenvolvedores do protocolo Terra, que estão entrando em contato com investidores que expressam suas perdas ou indignação com a quebra do protocolo Terra.
Os golpistas estão prometendo ressarcir os prejuízos dos investidores afetados, principalmente entrando em contato com estes investidores via mensagem privada no Twitter.
Os golpistas enviam mensagens dizendo que podem resolver o problema de forma imediata, ressarcindo pequenos valores perdidos ou fazendo depósitos para cobrir parte do prejuízo.
A empresa de segurança de criptoativos SlowMist, alertou os usuários para tomarem cuidados e apenas seguirem as diretrizes de perfis sociais e páginas da web oficiais.
Em pronunciamento a empresa disse que “muitos de vocês estão devastados pelos recentes eventos envolvendo o LUNA, mas por favor aguardem as notícias oficiais. Não se deixe enganar por sites que afirmam oferecer reembolsos. São fraudes. Eles são projetados para roubar seus fundos e NFTs”.
A SlowMist já rastreou alguns endereços e constatou o recebimento de mais de 2 ethers (ETH) em uma delas.
Os golpistas anunciam que vão fazer airdrop de tokens ou de NFTs, como por exemplo foi encontrado em um anúncio onde a promessa era de envio de tokens Luna Community.
Este token sequer existe.
Para o envio dos tokens os golpistas estão pedindo fundos para as taxas de transação em ETH, e ao receberem não enviam nenhum ativos em contrapartida.