Jovem de 21 anos é presa na Austrália acusada de roubar milhões de dólares em criptomoedas

Por Bruna Grybogi

A Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) anunciou que uma jovem de 21 anos residente de Melbourne foi presa acusada de integrar uma quadrilha autodenominada “team awesome”, que é acusada de roubar e lavar milhões de dólares de fundos de aposentadorias usando criptomoedas.

Segundo a ASIC, Jasmine Vella-Arpaci integrava o grupo que é acusado de abrir pelo menos 70 contas bancárias usando identidades e informações confidenciais obtidas ilicitamente através da dark web. Além das contas bancárias, o grupo usava as informações para acessar contas de superannuation (similar ao seguro de aposentadoria no Brasil) e investimentos das vítimas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os valores subtraídos eram então enviados a um contato do grupo em Hong Kong, que usava o dinheiro para comprar ativos não rastreáveis, como jóias sofisticadas. Esses ativos eram então vendidos por criptomoedas que eram enviados novamente para Austrália.

1,7 milhão de dólares

Em conferência, Chris Goldsmid, gerente de operações de crimes cibernéticos da Polícia Federal da Austrália (AFP), afirmou que as operações do grupo se iniciaram no começo de 2018 e ainda completou: “Resumindo, os criminosos tentaram roubar fundos de aposentadoria de pessoas por toda a Austrália, usando a dark web e criptomoedas”.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

Segundo a AFP, o grupo que conseguiu roubar cerca de 1,7 milhão de dólares dos fundos de aposentadoria, tentou ao longo dos últimos meses acessar inúmeras contas, e se tivessem obtido sucesso teriam conseguido desviar mais de 7 milhões de dólares.

A jovem mãe que pagou fiança e responderá em liberdade, teve que entregar seu passaporte às autoridades australianas e deve retornar ao tribunal no dia 11 de fevereiro.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile