JPMorgan lançará a primeira criptomoeda apoiada por bancos dos EUA.

Por Bia Gomes

Em um movimento surpreendente, Umar Farooq, chefe das operações blockchain do JPMorgan, disse que os testes do JPM Coin começariam nos próximos meses e que três casos de uso já haviam surgido.

O credor movimenta mais de US $ 6 trilhões em todo o mundo todos os dias para as corporações em seu gigantesco negócio de pagamentos por atacado. Em testes programados para começar em alguns meses, uma pequena fração disso acontecerá com algo chamado “JPM Coin”, o token digital criado por engenheiros do banco sediado em Nova York para liquidar instantaneamente pagamentos entre clientes.

O JP Morgan prepara-se para um futuro em que partes da base essencial do capitalismo global, de pagamentos transfronteiriços à emissão de dívida corporativa, seja movida para a blockchain.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apenas uma pequena fração dos pagamentos será inicialmente transmitida usando a cripto, mas o teste representa o primeiro uso no mundo real de uma moeda digital por um grande banco dos EUA.

Enquanto Jamie Dimon, do J.P. Morgan, atacou o bitcoin como uma “fraude”, o diretor do banco e seus gerentes têm dito consistentemente que as blockchains e as moedas digitais reguladas são promissoras.

Em maio, o banco registrou uma patente para um sistema interbancário de pagamento de blockchain P2P, com saldo entre grandes clientes corporativos, agora estabelecidos para formar um foco principal para a JPM Coin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O dinheiro circula por todo o mundo em uma grande empresa”, disse Farooq.

“Existe uma maneira de garantir que uma subsidiária possa representar seu dinheiro no balanço sem precisar conectá-la à matriz? Dessa forma, eles podem consolidar seu dinheiro e, provavelmente, obter melhores taxas para isso. ”

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile