Publicidade

2020 será um ano promissor para o Lightning Network

Por Bruna Grybogi

O Lightning Network, uma rede de pagamentos super rápidos e baratos que opera na blockchain do Bitcoin, promete muitas novas funcionalidades para 2020, continuando ser uma das principais camadas da rede no próximo ano. Para Samson Mow, diretor de estratégia da Blockstream, “esse é um momento muito emocionante para a Lightning”, completando que, “para 2020, espero ver um crescimento contínuo da rede e outras melhorias na privacidade também”.

Com o passar do tempo, a Lightning Network se tornou uma das principais operando na blockchain do Bitcoin, tornando os pagamentos cada vez mais rápidos, mas os desenvolvedores da rede já novas modalidades para facilitar o processo cada vez mais. O pagamento em múltiplas vias, uma nova modalidade de pagamento, permite que os pagamentos possam ser divididos em pequenas frações, tornando o envio de grandes quantias de Bitcoin rápido e barato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra tecnologia sendo desenvolvida na rede são os pagamentos assíncronos via Lightning Rod. A nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Breez, uma startup de pagamentos em Bitcoin e provedora de carteira, permitirá que seus usuários façam pagamentos cripto mesmo quando estiverem offline, segundo seu cofundador, Roy
Sheinfeld.

Uma das grandes promessas para a rede em 2020 é o desenvolvimento dos Canais Wumbo, que removerão o limite atual de 0,167 BTC por transação, deixando que os usuários definam valores maiores como desejarem. Além disso, outra inovação chamada “Roteamento Trampolim” simplificará as transações na rede, permitindo que pagamentos sejam retransmitidos automaticamente, sem a necessidade de fazê-los manualmente.

A Lightning Network também promete estabelecer poderosas parcerias. Em fevereiro, Jack Dorsey, CEO do Twitter e da Square, afirmou que o Cash App da Square irá entregar os recursos da rede em algum momento no futuro. Uma funcionalidade de mensagens também está em desenvolvimento, o “Whatsat”, permitirá envio de mensagens criptografadas sem a necessidade de terceiros, como Facebook e WhatsApp. Além disso, o desenvolvimento de um caixa eletrônico da Lightning que converterá bitcoins em usd está em andamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Todo esse progresso tem um preço, como aponta Ryan Gentry, analista da MultiCoin Capital, “para 2020, estou prevendo a tensão entre aqueles na ede que desejam integrar milhões de usuários agora e aqueles que querem ir devagar e priorizar a privacidade do usuário primeiro”.

O analista questiona se o fluxo intenso e repentino não irão sobrecarregar as ferramentas de gerenciamento de liquidez da rede, questionamento esse compartilhado por Sheinfeld, que afirmou que “temos que verificar se a rede pode escalar, enquanto os clientes aumentam”. Se a Lightning irá conseguir adoção em massa, ela terá que vencer alguns obstáculos ainda, mas por enquanto a rede tem se desenvolvimento rapidamente.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile