Um post de blog de ontem (7), revela que a Litecoin vem flertando com com os desenvolvedores da moeda Beam, que tem foco em privacidade utilizando a tecnologia Mimblewimble. Como já havia sido noticiado, a ideia é aumentar a segurança e fungibilidade da Litecoin através de um “soft fork”, ou seja, uma extensão nos blocos da blockchain.
A Beam, que usa sua própria moeda de privacidade, aproveita a tecnologia Mimblewimble – um protocolo proposto por um usuário Bitcoin anônimo que se baseia no conceito de transações confidenciais do CEO da Blockstream Adam Back.
Tweet 03-02:
“A equipe de desenvolvimento da Litecoin passou horas discutindo como adicionar Transações Confidenciais. A maneira de fazer um softfork CT é muito semelhante a fazer blocos de extensão e extensão blk pode ser mais simples e pode fazer muito mais. Agora também estamos fazendo a prova de fogo do MimbleWimble com extensão blks.”
Através das extensões nos blocos da Litecoin, será possível aumentar substancialmente a privacidade.
“Nós começamos a exploração no sentido de adicionar privacidade e fungibilidade ao Litecoin, permitindo a conversão na cadeia de LTC regular em uma variante Mimblewimble de LTC e vice-versa”, Beam confirmou no blog.
“Após essa conversão, será possível realizar transações com o Mimblewimble LTC em total confidencialidade.”
Segundo a Litecoin, esse desenvolvimento será feito em open source, permitindo que a comunidade acompanhe o processo e se beneficie de novas descobertas.