Publicidade

Lucrou com a alta do Bitcoin, então confira 5 dicas para proteger suas criptomoedas

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e

Em 2023, estima-se que cerca de US$ 2 bilhões tenham sido perdidos por investidores para golpes, rug pulls e hacks. Embora a tecnologia esteja se tornando mais segura e estável, e muitos usuários estejam mais conscientes dos truques usados para roubar ativos, ainda existem maneiras para os ladrões extrair suas criptomoedas se você não tomar cuidado.

Especialistas da Smart Betting Guide forneceram um guia sobre as melhores maneiras de manter suas criptomoedas seguras em 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Roubos, golpes e rug pulls não representam apenas uma ameaça aos investidores individuais, mas lançam uma sombra sobre a narrativa mais ampla das criptomoedas como uma força revolucionária nas finanças. Eles minam a confiança, sufocam a inovação e impedem o progresso em direção a um futuro financeiro mais inclusivo e descentralizado. Portanto, a tarefa em questão vai além da segurança pessoal; é uma responsabilidade compartilhada fortalecer os alicerces sobre os quais o futuro das finanças repousa.”, disse um porta-voz da empresa.

1. Não armazene sua senha e frase-semente na nuvem

Para muitas pessoas, a melhor e mais conveniente maneira de acessar criptomoedas é por meio de uma exchange ou uma carteira de criptomoedas. As carteiras de criptomoedas armazenam as chaves públicas e privadas dos usuários, enquanto fornecem uma interface fácil de usar para gerenciar saldos de criptomoedas.

Essas exchanges exigem que você crie uma conta com uma senha, e as carteiras oferecem segurança adicional por meio do uso de uma frase-semente. As frases-semente são uma sequência de palavras aleatórias que armazenam os dados necessários para acessar ou recuperar criptomoedas em blockchains ou carteiras de criptomoedas. Hackers frequentemente tentam roubar essas informações para obter acesso às suas criptomoedas e roubá-las.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É vital que essas senhas e frases não sejam armazenadas na nuvem ou em um dispositivo que possa ser potencialmente hackeado. Em vez disso, anote-as ou grave-as em um cartão de metal (para proteção contra danos causados pela água ou fogo) e armazene-as em um local seguro dentro de sua propriedade.

Por fim, nenhum protocolo de criptomoeda ou seus funcionários de suporte ao cliente nunca pedirão essas informações a você, portanto, se alguém pedir, está tentando roubar suas criptomoedas.

2. Use uma carteira de hardware em vez de uma exchange

Se você deseja garantir que suas criptomoedas estejam completamente protegidas, uma carteira física é a melhor escolha. Este é um dispositivo, como um pen drive USB, que guarda com segurança as chaves criptográficas privadas de um usuário de criptomoedas em armazenamento offline ou “frio”, pronto para ser usado online para concluir uma transação de criptomoeda sempre que estiver pronto. Estas são muito mais seguras do que manter as criptomoedas em uma exchange; como no colapso da FTX, os usuários perderam bilhões de dólares em criptomoedas armazenadas em suas carteiras. As carteiras de hardware garantem que suas criptomoedas estejam protegidas contra hackers e colapsos de exchanges.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prós: Não pode ser acessado por ninguém online e é completamente seguro contra ataques online, também evita a perda de criptomoedas devido ao colapso de exchanges.

Contras: Pode ser perdido ou danificado fisicamente, tornando as criptomoedas inúteis (embora algumas agora venham com recursos de backup)

3. DYOR – Faça sua própria pesquisa

Um rug pull é um golpe em que um desenvolvedor de criptomoeda ou NFT promove um projeto para atrair dinheiro de investidores, apenas para fechá-lo ou desaparecer repentinamente, levando os ativos dos investidores consigo. Esses golpes muitas vezes podem ser bem disfarçados, o que os torna muito difíceis de detectar. Muitos podem ser anunciados nas redes sociais e atrair investidores prometendo ganhar muito dinheiro. É por isso que é importante fazer sua própria pesquisa antes de investir seu dinheiro em qualquer criptomoeda ou NFT.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui estão as coisas a serem observadas ao pensar em investir em uma criptomoeda nova ou desconhecida:

– Desenvolvedores

Os investidores devem considerar a credibilidade da equipe por trás do projeto. Eles são conhecidos na comunidade de criptomoedas e têm um histórico bom ou ruim? Certifique-se de verificar a legitimidade das contas de mídia social. Elas acabaram de ser criadas, ou existe um histórico claro de que a pessoa é quem diz ser? Desenvolvedores anônimos são um sinal de alerta, e quaisquer projetos devem ser abordados com cautela. Desenvolvedores anônimos são um sinal de alerta, e quaisquer projetos devem ser abordados com cautela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

– Whitepaper

É importante verificar a qualidade do white paper; este é um documento que explica o propósito de um projeto e como ele funciona. Para uma criptomoeda, o white paper é um guia para sua tecnologia, características e objetivos. Se o white paper parecer vago ou não oferecer um caso de uso ou tokenomics valiosos, então pode ser um investimento potencialmente arriscado.

– Sem liquidez bloqueada

Uma das maneiras mais fáceis de distinguir uma moeda scam de uma criptomoeda legítima é verificar se a moeda tem a liquidez bloqueada. Sem bloqueio de liquidez no fornecimento de tokens, nada impede os criadores do projeto de fugir com toda a liquidez.

Os investidores também devem verificar a porcentagem da pool de liquidez que foi bloqueada. Um bloqueio só é útil na proporção da quantidade da pool de liquidez que ele protege. Conhecido como valor total bloqueado (TVL), esse valor deve estar entre 80% e 100%.

– Sem auditoria externa

Agora é prática padrão para novas criptomoedas passarem por um processo formal de auditoria de código conduzido por uma terceira parte respeitável.

5. Tome medidas de segurança adicionais

Por fim, existem algumas medidas básicas que devem ser seguidas, as quais podem proteger seus dados e contas do dia a dia, bem como suas criptomoedas.

  • Nunca clique em links em e-mails de origem desconhecida.
  • Configure a Autenticação de Dois Fatores (2FA); isso significa que os hackers precisariam do seu telefone para hackeá-lo, mesmo que tenham todos os outros detalhes da sua conta.
  • Não clique em pop-ups ou links que aparecem na internet ou nas redes sociais.
  • Tenha cautela com mensagens que você recebe de pessoas que dizem poder “fazer você ganhar dinheiro rapidamente”. Essas mensagens se tornaram populares nas redes sociais e utilizam contas falsas para tentar conseguir seu dinheiro.
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile