Publicidade

Malware que furta criptoativos está sendo espalhado via Telegram

Por Jorge Siufi

Um malware que pode ser adquirido pelo Telegram pode hackear carteiras de criptomoedas.

Malware Echelon

A empresa de segurança Immunefi relatou que os hackers estão usando um malware em smartphones e computadores que pode hackear carteiras de criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aparentemente o malware de nome Echelon está sendo espalhado apenas pelo Telegram.

De acordo com a publicação no Twitter do perfil CIA Officer, “um ataque a bate-papos criptográficos temáticos @telegram está em andamento agora.”

“Os invasores usam uma conta chamada “Smokes Night” para espalhar o malware Echelon, colocando um arquivo na sala de bate-papo.”

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

O pesquisador CIA Officer orientou os usuários do Telegram dizendo que estes devem “desativar o download automático nas configurações do Telegram agora.”

Continuando, o pesquisador disse que “o que realmente não importa é que tipo de vírus existe. O que importa é o método de entrega, que é a coisa mais importante, existem até exploits separados para isso.”

“O vírus é baixado diretamente para o computador de qualquer maneira e já está integrado na máquina infectada. Portanto, absolutamente qualquer vírus pode estar lá”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, CIA Officer apresentou uma imagem e chamou a atenção dos usuários dizendo que “na imagem abaixo está um exemplo de anexo de arquivo com uma prévia, não abra se for enviado para o Telegram algo assim (mesmo de amigos).”

“Como podemos ver, o ataque com o Echelon foi apenas um aquecimento”, disse CIA Officer.

O que fazer

Antes de mais nada devemos sempre lembrar que baixar arquivos via internet possui certa periculosidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, todo cuidado pouco quando se trata de arquivos enviados por desconhecidos, ou disponíveis para downloads em sites supostamente “maliciosos”.

Vale lembrar que a vulnerabilidade não está apenas em baixar arquivos, pois muitos vírus e malwares podem ser baixados ao clicar em links diversos em sites de downloads, de pornografia, entre outro.

Mas neste caso em específico, além do usuário do Telegram dever ter o cuidado ao baixar arquivos enviados através da plataforma de bate-papo, este deve se respaldar que os arquivos não devam ser baixados automaticamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para tanto os usuários do Telegram devem acessar o “menu” do Telegram, clicando nas três barras verticais que aparecem no canto superior esquerdo no perfil.

Em seguida deve clicar em “Configurações”.

Depois clicar em “Dados e Armazenamento”.

E na sessão “Download Automático de Mídia”, deve desabilitar as três opções que ali aparecem. Citamos: “Ao usar dados móveis”; “Quando conectado ao Wi-Fi”; e “Quando em roaming”.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile