Publicidade

“Mantenha a Big Tech fora das finanças”, Ato redigido e divulgado dias antes das Audiências de Libra

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

Um projeto de lei intitulado “Mantenha Big Tech fora das finanças” surgiu online, supostamente derivado de dentro do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Os metadados do documento datam de 12 de julho.

A origem do projeto não está confirmada, mas o site de notícias de cripto The Block cita uma fonte interna como se estivesse falando com o Comitê de Serviços Financeiros. O documento diz: “Uma empresa de grande porte não pode estabelecer, manter ou operar um ativo digital que se destina a ser amplamente usado como meio de troca, unidade de conta, reserva de valor ou qualquer outra função semelhante, conforme definido pelo Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A suposta lei continua definindo “uma grande utilidade de plataforma” como uma empresa de tecnologia que ganha uma receita global anual superior a US $ 25 bilhões. Dado que Libra está agendado para audiências perante o Comitê Bancário do Senado em 16 de julho e com o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara em 17 de julho, este projeto de lei parece claramente projetado para antecipar a autoridade do Congresso para tomar medidas decisivas sobre a questão de Libra.

Libra atraiu comentários e críticas de muitos cantos. A presidente do Comitê de Serviços Financeiros, Maxine Waters, iniciou as audiências no Congresso sobre Libra em 18 de junho, pedindo uma moratória no projeto.

A Representante Waters escreveu:  “Devido ao passado conturbado da empresa, estou solicitando que o Facebook concorde com uma moratória sobre qualquer movimento para o desenvolvimento de uma criptomoeda até que o Congresso e os reguladores tenham a oportunidade de examinar essas questões e agir”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na noite de 11 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, twittou preocupações semelhantes sobre a legalidade do uso de criptomoeda, expressando oposição à Libra, Bitcoin e criptomoedas como um todo, em vez disso, promovendo o domínio continuado do dólar americano.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile