Em uma série de publicações em sua conta do Twitter, o analista cripto Marcello Paz, levantou o questionamento se os dados de stake da Ethereum Foundation estavam sendo ‘maquiados’.
Paz é CEO da empresa O2 Research, criador do canal Criptocapitalistas, e membro fundador do hub de informações CriptoSelect; e encontrou divergências entre as informações apresentadas em diferentes plataformas de dados da rede Ethereum.
De acordo com Paz, ‘alguém está mentindo… Desde o unlock dos ETH em stake da atualização Shangai, estou acompanhando os saques/depósitos para tentar entender a tendência do stake. Me sugeriram utilizar o site token unlocks pra acompanhar mas olhando em outros lugares estava dando uma diferença’. (sic)
Ethereum Foundation está mentindo?
Em sua postagem no Twitter, Paz disse que estava acompanhando os dados de stake na rede Ethereum no que classificou como sendo a ‘fonte mais confiável’, citando o próprio site da Ethereum Foundation.
Paz disponibilizou print da data de ontem, segunda-feira (17), o qual disse acompanhar desde a atualização Shanghai.
‘O que me incomodou é que os números praticamente não mudaram desde então’, afirmou Paz.
Continuando, disse que ‘o site da Ethereum Foundation informa que os dados são extraídos do BeaconScan que realmente apresenta os mesmos números’.
A BeaconScan pode ser acessado dentro da página do Etherescan, e traz os dados conectados à rede principal Ethereum 2.0, em sua rede PoS, a Beacon Chain.
Citando dados do agregador de informações sobre a atualização Shanghai, Token Unlocks, Paz disse que ‘agora.. voltando pro site Token Unlocks existe uma diferença bem “razoável” no número de ETH em stake’.
Esta diferença entre os dois sites é de mais de 650 mil Ethers (ETH), pontuou Paz. De acordo com o analista, ‘dado que desde a Shangai o número no BeaconScan praticamente não mudou’ (sic).
Paz disse acreditar que ‘a informação correta seja a do Token Unlocks! Se for isso mesmo porque a Ethereum Foundation está “maquiando” os dados?’ (sic).
Bitnotícias conversou com Marcello Paz
O Bitnotícias conversou com Paz, que disse que ‘a ponderação é que é inadmissível que a Ethereum Foudation não tenha disponibilizado um site com as informações atualizadas’.
Continuando, disse que ‘um ativo que vale cerca de US$ 248 bilhões, não pode não ter transparência 100%. Não é aceitável. A dúvida é: foi falha do projeto ou foi intencional para maquiar o processo de saques do stake para não causar um possível efeito de pânico?’, argumentou.
Em participação na Live do Hub de informações CriptoSelect nesta segunda-feira (17), Paz ‘brincou’ dizendo estar preocupado com esta situação.
Todavia, ponderou de forma séria o fato desta ser a segunda maior criptomoeda do mercado, ser uma blockchain a qual outros grandes protocolos estão associados, que possui uma gama considerável de desenvolvedores, e não é capaz de apresentar os dados de forma correta. ‘Isso não tem desculpa’, disse Paz.
Assim, o analista levantou questionamentos para mais faltas de clareza dentro da rede Ethereum, já que, conforme o próprio Bitnotícias reportou, possíveis problemas de privacidade no staking do Ethereum estão gerando preocupações aos usuários.