Publicidade

Mining Cloud Vixes – Uma porta escancarada para a lavagem de dinheiro e crimes cibernéticos

Após o Portal Bitnotícias publicar uma reportagem sobre a atraente lucratividade da mineradora em nuvem Vixes, alguns de seus clientes reportaram problemas diversos com a empresa.

Diante das acusações, fomos atrás do suporte da Vixes para esclarecer estes supostos fatos, e assim adentramos ao submundo Vixes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investigando as ocorrências, nos deparamos com uma situação alarmante.

Diante das preocupações governamentais e legislativas com a lavagem de dinheiro através de ativos digitais, as exchanges de criptomoedas têm sofrido fortes sansões em diversos países.

Obrigadas a implantarem sistemas de conhecimento de seus clientes como KYC (Know Your Customers), e contra a lavagem de dinheiro (AML – Anti-money laudering), as exchanges estão sendo obrigadas a se adaptarem ou estão sofrendo restrições.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não é o caso aqui de deliberadamente acusar a empresa Vixes destes crimes, mas a facilitação para eles está escancarada nos mecanismos de prevenção a tais crimes.

Isto porque, a empresa não possui qualquer controle sobre as contas de seus clientes.

Para realizar o cadastro na mineradora Vixes basta fornecer um email e criar um nome de usuário, e assim o acesso aos produtos está liberado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para piorar, com isto os próprios usuários da Vixes não possuem qualquer proteção de suas contas, ficando a cargo da empresa a manutenção desta, sem critérios definidos para o cancelamento de contas.

Sobre este assunto, abordaremos em outra reportagem assim que concluídas as investigações.

Continuando, contatamos a Vixes por email, e assim indagamos a respeito do suporte contra crimes de lavagem de dinheiro, assim como a implantação de KYC/AML às contas, sistemas de proteção anti-phishing, controle de segurança de acesso via 2FA, entre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa simplesmente não respondeu a nenhuma das perguntas, e assim criamos um perfil para de dentro da plataforma da Vixes fazer estes questionamentos.

De forma estarrecedora, a Vixes simplesmente baniu a conta, argumentando que “várias contas foram criadas pelo mesmo usuário”, algo que não está escrito em seus “Termos de Uso”, como possível motivo para o banimento.

Suporte da Vixes

Engajados em recolher respostas da Vixes, criamos outro perfil e fizemos as mesmas perguntas, e novamente a Vixes não forneceu nenhum posicionamento quanto à prevenção de crimes cibernéticos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No mínimo, se a empresa não age diretamente nesse tipo de crime, se exime de suas responsabilidades em preservar o ambiente sadio dos criptoativos.

Assim sendo, a Vixes possui políticas que não inibem tais tipos de crimes, e usa da legislação omissa de seu país para continuar operando de forma a não inibir atos ilícitos de criminosos cibernéticos.

A Vixes foi criada em janeiro deste ano na Austrália, e desde a sua criação não possui mecanismos de proteção de contas de seus usuários.

Como um meio de comunicação responsável e imparcial, o Portal Bitnotícias continuará engajado em trazer informações aos usuários de criptoativos contra empresas e protocolos critpo que possam lesar seus usuários ou clientes.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile