Publicidade

Mozilla: nova versão do Firefox irá bloquear cryptojacking

Foto: BitNotícias

O Mozilla, comunidade de software livre, implementou uma série de atualizações de bug que sugerem o recurso de bloqueio de cryptominig nos próximos meses. Esse novo recurso dará aos usuários do Firefox a capacidade de bloquear cryptomining software, protegendo-os de possíveis ataques cryptojacking, que podem usar os recursos da CPU para minerar as criptomoedas sem o seu consentimento.

De acordo com o BleepingComputer, não se sabe quando este recurso será lançado no Firefox, mas revisões recentes do código-fonte mostram que o Firefox 66.0a1 implementou algumas partes do recurso. O Firefox 66 é a próxima versão de atualização do navegador Firefox.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cryptojacking é um grande problema a ser combatido. Em setembro de 2018, foi relatado que os principais sites do governo indiano foram invadidos por hackers para roubar ativos digitais. Um relatório iraniano de cibersegurança publicado em outubro de 2018, lista o Brasil, a Índia e a Indonésia como os três principais países-alvo para ataques cryptojacking.

A ideia inicial

Em maio de 2018, foi revelado que o Mozilla estava planejando bloquear os crytominers e as fingerprinters, no Firefox 63. O Firefox 63 chegou e se foi, mas infelizmente esses recursos nunca foram totalmente adicionados ao navegador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, uma série de atualizações de bugs da Mozilla diz que esses recursos serão lançados em breve. Em um dos posts de bugs, o Mozilla fez o upload de uma simulação de como a detecção de cryptomining e fingerprinting (habilidade de coletar informações de um computador ou dispositivo pelo browser) serão adicionados ao recurso de privacidade de bloqueio de conteúdo do Firefox.

Configurações de bloqueio de conteúdo
Quando esses recursos estiverem ativados, o status Cryptominers e Fingerprinters será exibido no Centro de Controle de um site que você está visitando.

Mockup do Centro de Controle do Site
Clicar em Cryptominers ou Fingerprinters no centro de controle do site levará você a seus subpaineis associados. A partir daqui, você poderá ver todos os sites que estão sendo detectados e colocar na lista de permissões qualquer que você desejar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Subpainéis de Bloqueio de Conteúdo
Com o tempo, e à medida que esses recursos são testados, o Mozilla planeja mover as opções de bloquear o Cryptomining e Fingerprinting para fora do Custom e para o Strict e o Standard. Uma vez no Standard, eles serão automaticamente bloqueados para todos os usuários do Firefox.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile