Publicidade

Nayib Bukele se afasta da presidência para focar na reeleição em El Salvador

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

Nayib Bukele, presidente de El Salvador conhecido por suas políticas pró-criptomoedas, renunciou ao cargo em 1º de dezembro para se concentrar em sua campanha de reeleição para 2024.

Sua renúncia foi aprovada pela Assembleia Legislativa do país, permitindo-lhe tirar uma licença para se dedicar à campanha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bukele foi sucedido pela Presidente Interina Claudia Rodríguez de Guevara, que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de estado em El Salvador e deverá servir até junho de 2024. A próxima eleição geral está prevista para fevereiro de 2024.

Legado e controvérsias de Bukele

Durante seu mandato, iniciado em junho de 2019, Bukele ganhou destaque por seus esforços para reduzir a taxa de homicídios em El Salvador, uma das mais altas do mundo na época, e por suas políticas favoráveis às criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele foi um defensor da adoção do Bitcoin como moeda legal no país em setembro de 2021 e impulsionou a criação de uma ‘Cidade Bitcoin’ alimentada por energia vulcânica.

‘Estado atual da democracia em El Salvador: o cargo de Presidente da República será ocupado por uma pessoa em quem ninguém votou’, disse Héctor Silva, candidato à prefeitura de San Salvador, no X.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da redução significativa da taxa de homicídios sob sua administração, Bukele enfrentou críticas por supostas violações dos direitos humanos em sua luta contra a atividade de gangues, incluindo ‘detenções em massa’ desde 2022, conforme relatado por um escritório de direitos humanos da ONU em março.

Mudanças constitucionais e futuro político

Antes de setembro de 2021, a constituição de El Salvador exigia que os presidentes esperassem dez anos antes de concorrer à reeleição. No entanto, a Suprema Corte do país decidiu naquela época que um presidente poderia servir dois mandatos consecutivos.

A renúncia de Bukele e sua subsequente campanha de reeleição refletem essa mudança constitucional e indicam um momento crucial na política salvadorenha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seu legado e as políticas implementadas, especialmente em relação ao Bitcoin, continuarão a ser um ponto focal na política do país e no cenário global das criptomoedas.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile