De acordo com um novo relatório compartilhado pelo perfil de monitoramento de transações da blockchain Bitcoin, Whale Alert, Satoshi Nakamoto teria minerador mais Bitcoin do que era sugerido anteriormente. Além disso, Nakamoto teria utilizado uma rede de pelo menos 48 computadores para minerar Bitcoin.
O pesquisador por trás do perfil Whale Alert afirmou ter encontrado novos detalhes neste padrão de Sergio Lerner, líder de inovação da IOV Labs. O padrão em questão atribuía a Nakamoto aproximadamente 1,1 milhão de Bitcoin a Nakamoto, sem estipular um número específico. “Essas descobertas nos permitiram excluir ainda mais blocos que não foram extraídos por Satoshi e nos forneceram uma imagem mais nítida”, afirma o pesquisador.
De fato, o pesquisador anônimo conseguiu identificar que dos dois 54.316 blocos iniciais de Bitcoin, 22.503 foram extraído por Nakamoto. “Conseguimos fazer a estimativa mais precisa do número de blocos minerados e bitcoins de propriedade da Satoshi: 1.125.150 bitcoin extraídos até o bloco 54.316, com um valor total estimado de pelo menos US $ 10,9 bilhões no mercado atual”, afirma o pesquisador.
Além disso, o pai do Bitcoin teria gasto 907 BTC, aproximadamente US$ 8,4 milhões na cotação atual, do total minerado. Desta forma, Satoshi teria 1.122.693 BTC, cerca de US$ 10,4 bilhões, não gastos.
Satoshi Nakamoto estava mais interessado em crescer e proteger a jovem blockchain
Entretanto, o pesquisador foi além, alegando que Nakamoto teria usado 48 computadores para minerar essa quantia. Porém, o relatório sugere que Nakamoto continuou minerando na rede Bitcoin com o intuito de protegê-la de outros mineradores. Com os 48 computadores, Nakamoto pôde garantir a proteção da rede, enquanto permitia a participação de novos mineradores.
Contudo, quando a rede conseguiu atrair mais mineradores, crescendo e tomando forma, Nakamoto decidiu parar de minerar. “O momento da paralisação, o comportamento da mineração, a diminuição sistemática da velocidade da mineração e a falta de gastos sugerem fortemente que Satoshi estava interessado apenas em crescer e proteger a jovem rede”, afirmou o relatório.