A saúde de Tigran Gambaryan, executivo da Binance, continua a se deteriorar enquanto ele permanece detido na Nigéria. E sua família enfrenta dificuldades para conseguir sua libertação sob fiança. Apesar de cumprir todos os requisitos médicos necessários para obter a fiança, as autoridades nigerianas negaram o pedido, de acordo com um porta-voz da família.
Gambaryan, que liderava a área de conformidade financeira da Binance, sofre com dores intensas causadas por uma hérnia de disco, que o impede de andar sem auxílio. Sua condição de saúde tem sido motivo de preocupação há meses.
Em julho, por exemplo, as autoridades nigerianas alegaram que ele estava “bem”. No entanto, relatos posteriores de sua esposa contradisseram essa versão, afirmando que ele estava em uma condição “chocantemente ruim” e precisava de uma cirurgia especializada e de alto risco.
Executivo da Binance segue detido na Nigéria
A prisão do executivo da Binance ocorreu em fevereiro, quando ele e outro executivo da Binance, Nadeem Anjarwalla, viajaram para a Nigéria para negociar com as autoridades locais em relação à proibição de várias plataformas de negociação de criptomoedas, incluindo Binance, Coinbase e Kraken.
O executivo enfrentou acusações de lavagem de dinheiro e evasão fiscal. No entanto, a acusação de evasão fiscal foi retirada, permanecendo a de lavagem de dinheiro.
Durante a detenção, Anjarwalla conseguiu escapar em março ao solicitar uma visita à mesquita local para orar, sob escolta. Relatórios da mídia local indicam que ele teria utilizado um passaporte falso para fugir do país. Desde então, Gambaryan permanece preso, enquanto sua saúde piora a cada dia.
A esposa de Tigran, Yuki Gambaryan, expressou sua frustração e preocupação.
“É completamente injusto negar a alguém nas condições de Tigran a oportunidade de buscar o tratamento médico adequado. Eu apenas espero que, quando ele for finalmente libertado, o dano que ele está sofrendo não seja permanente”, disse Yuki através do porta-voz da família.
Enquanto isso, o deputado norte-americano Rich McCormick tem pressionado o governo dos Estados Unidos a intervir no caso do executivo da Binance. Gambaryan. “Alguns políticos não estão prestando atenção porque há muitas coisas acontecendo neste ciclo eleitoral. É fácil ignorar uma pessoa ou uma família”, disse McCormick. Ele também destacou a falta de compreensão sobre o mercado de criptomoedas, o que contribui para a lentidão na resolução do caso.