Novo tipo de ataque phishing usa jogo de cartas em NFT com as criaturinhas do Pokémon

Fonte: Pixabay

Um novo tipo de ataque phishing está usando o nome de uma das mais famosas franquias de mídia dos anos 90, o Pokémon.

Especialistas em segurança cibernética da empresa AhnLab, divulgaram detalhes sobre o programa Pokémon NFT, que espalha um malware em dispositivos eletrônicos.

O Malware infecta os dispositivos dos usuários e furta dados através de um jogo de cartas falso da coleção Pokémon.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os especialistas da AhnLab descobriram que os hackers usam um site de phishing por trás de um jogo de cartas Pokémon NFT disfarçado.

Os jogos e os NFTs são scam

Ao baixar o jogo em computadores, laptops e tablets, o usuário perde o controle do dispositivo e os criminosos cibernéticos obtêm acesso aos dados armazenados no dispositivo.

Para tanto, os invasores usam o NetSupport Remote Access Tool (RAT), uma ferramenta de gerenciamento utilizada por empresas e consumidores para interagir de forma remota com sistemas digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando os usuários tentam jogar o jogo de cartas que imita um projeto de token não fungível (NFT), o NetSupport RAT é instalado no dispositivo e cria arquivos ocultos que permite que o malware seja executado mesmo após a reinicialização do dispositivo.

Por usar os temas Pokémon e NFTs, muitos usuários estão susceptíveis a baixarem o jogo e terem seus dispositivos infectados.

Vale lembrar que o Pokémon é uma das maiores franquias de mídia, e ficou muito conhecida após lançar o game Pokemón Go.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E também vale lembrar que em 2021 o termo mais pesquisado no Google foi NFT, e que atualmente é um dos artigos digitais mais visados por empresas de diferentes segmentos de atuação.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile