Número de agências bancárias no Brasil vem diminuindo

Por Bruna Grybogi

Segundo dados do Banco Central, o número de agências bancárias vem diminuindo ao longo dos anos no país, passando de 23126 agências espalhadas por todo o território nacional em dezembro de 2014 para 20703 em maio de 2019.

Entre os fatores que levaram a baixa no número de agências pode se destacar a crise econômica que, consequentemente, levou a corte de custos, e a digitalização dos serviços financeiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa tendência pode ser observada também em países como Portugal, que teve uma retração no número de agências bancárias de 33,3% entre dezembro de 2008 e dezembro de 2018, e nos Estados Unidos, que no período de 2014 a 2018, fechou mais de 1900 postos de atendimentos bancários.

Segundo um relatório da McKinsey, em uma nova recessão econômica global, cerca de 60% dos bancos se tornarão economicamente inviáveis, isso devido a uma série de fatores, entre eles podemos destacar a falta de investimentos para inovação e tecnologia, e a perda de “território” para fintechs e bancos digitais.

Enquanto os bancos tradicionais direcionam cerca de 35% de suas despesas no desenvolvimento de novas aplicações e tecnologias, as fintechs investem cerca de 70%.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

Outro fator que pode ajudar no encurtamento do poder dos grandes bancos e instituições financeiras é o Bitcoin. Por se tratar de uma moeda digital descentralizada não está atrelada a nenhuma moeda fiduciária, ou seja, ela não está vinculada a nenhuma instituição financeira, governo ou demarcação territorial. Cada vez mais aceito por grandes empresas, como Mercado Livre, Amazon e Walmart. O Bitcoin é fácil de usar, precisando apenas de um smartphone e uma carteira digital.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile