De acordo com um documento exaustivo publicado pela representante da NYAG, Letitia James, a exchange Bitfinex e seu afiliado “rei das stablecoins” Tether foram acusados de manipular mal os fundos dos clientes para cobrir as perdas dos negócios.
James anunciou que obteve uma ordem judicial contra a iFinex Inc., empresa controladora da Bitfinex e Tether, sediada em Hong Kong, para proibi-la de operar fora dos limites da lei de Nova York e defraudar os investidores de cripto da cidade.
Segundo a declaração da NYAG, a Bitfinex transferiu cerca de US$ 850 milhões em fundos de clientes e corporativos para sua empresa de processamento de pagamentos chamada Crypto Capital Corp. Desse montante, alega-se que a bolsa usou alguns fundos da reserva de Tether para compensar o déficit. Além disso, o Procurador Geral também acusou a exchange de não reportar a perda e o movimento dos fundos do Tether para os clientes.
Em resposta às alegações feitas contra eles, Bitfinex e Tether disseram que os documentos judiciais da NYAG foram escritos de má fé.
“Os documentos judiciais do Procurador-Geral de Nova York foram escritos de má fé e estão repletos de afirmações falsas, inclusive sobre uma alegada perda de US$ 850 milhões na Crypto Capital. Pelo contrário, fomos informados de que esses valores do Crypto Capital não estão perdidos, mas foram, de fato, apreendidos e salvaguardados. Estamos e temos trabalhado ativamente para exercer nossos direitos e recursos para liberar esses fundos. Infelizmente, o escritório da Procuradoria Geral de Nova York parece ter a intenção de minar esses esforços em detrimento de nossos clientes ”.