Publicidade

O Ano Novo chinês realmente afeta o preço do Bitcoin?

Por Bruna Grybogi

Segundo a análise estatística realizada pela entusiasta de blockchain, Phoon Mei Hui, intitulado “‘O efeito do Ano Novo chinês no mercado Bitcoin”, o evento comemorado por cerca de 2 bilhões de chineses todos os anos pode influenciar negativamente o valor da principal criptomoeda. 

Historicamente, as ações de preço vistas em janeiro fazem dele o pior mês em relação ao valor do Bitcoin. Nos últimos cinco anos, no primeiro mês do ano, o Bitcoin registrou variações negativas que variaram de 15% a 50% em seu valor. Como resultado, janeiro geralmente apresenta os valores mais baixos no ano.  

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora haja diversas teorias que tentam explicar tal fenômeno, Mei Hui atribui o efeito negativo recorrente no primeiro mês do ano ao Ano Novo Chinês. Como a data do Ano Novo chinês é baseada no calendário lunar, ela muda de ano para ano, isso explicaria o motivo da variação negativa ocorrer nas primeiras semanas de janeiro em alguns anos, e em outros, mais na metade do mês. 

Tradição milenar influencia nova tecnologia

Outra explicação que corrobora com a ideia da entusiasta, e a tradição de Hóngbāo, ou em português, “pacote vermelho”. A tradição consiste em presentear pessoas próximas com pacotes contendo dinheiro, geralmente com valores múltiplos de 50. Mei Hui especula que os chineses financiam seus “pacotes vermelhos” usando seus fundos de ativos digitais. Sendo assim, a tradição de Hóngbāo, comemorada por cerca de 2 bilhões de chineses em todo o mundo, poderia levar às quedas do bitcoin. 

Um estudo de Percy Venegas, cientista chefe da EconomyMonitor, apontaram para um aumento nas atividades de aplicativos cripto nas semanas anteriores ao ano novo chinês. WeChat, CoinCola e BitcoinWorld são comumente usados para negociar Bitcoin, sendo assim, o aumento na atividade desses aplicativos indica um aumento nas liquidações da criptomoeda. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora haja outras teorias para as quedas tradicionais do Bitcoin registradas em janeiro, a teoria de Hui parece bastante sólida. Em breve, poderemos descobrir se essa tendência irá ocorrer também em 2020.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile