Publicidade

O anonimato dos endereços de Bitcoin está em risco

Por Jorge Siufi
Foto: Yayimages

De acordo com 0xB10C (pseudônimo), desenvolvedor de aplicativos da rede Bitcoin, a privacidade dos dados pessoais de proprietários de carteiras de Bitcoin (BTC) está em risco.

Isto porque uma pessoa ou grupo intitulado: LinkingLion, está coletando dados sobre proprietários de carteiras de BTC desde março de 2018.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aparentemente esta entidade já coletou informações de mais de 800 endereços IP diferentes de usuários de carteiras de BTC.

Endereços Bitcoin e privacidade em risco

LinkingLion está estabelecendo uma conexão TCP (protocolo de controle de transmissão) com o nó Bitcoin e inicia uma verificação da versão enviando a mensagem: ‘version’.

As mensagens de versão têm agentes de usuário incógnito, como: /bitcoinj:0.14.3/Bitcoin Wallet:4.72/, /Classic:1.3.4(EB8)/ ou /Satoshi:0.13.2/; e no total, o LinkingLion já usou 118 agentes diferentes de usuário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘O LinkingLion abre conexões para muitos nós na rede Bitcoin usando quatro intervalos de endereços IP e processa anúncios de transações. Usa endereços IP de três intervalos IPv4/24 e um intervalo IPv6/32 para se conectar a nós de escuta na rede Bitcoin’, disse 0xB10C.

E assim, permite que LinkingLion associe novas transações de transmissão com endereços IP de host, o que indica que a entidade está tentando determinar se um nó pode ser acessado em um determinado endereço IP.

De acordo com 0xB10C, LionLink usa intervalos de propriedade de diferentes empresas, como a Fork Networking, Castle VPN, Linama UAB e Data Canopys, empresas estas de serviços de hospedagem e provedor de VPN e data center.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Esta entidade escuta as mensagens de inventário contendo transações ou envia uma solicitação de endereço e escuta as mensagens de inventário e as mensagens de endereço. Em seguida, fecha a conexão em dez minutos’, disse 0xB10C.

As informações que o LinkingLion recebe de um nó podem ser divididas em metadados, inventário e endereços, e todas as conexões aprendem sobre os metadados do nó, que incluem informações sobre quando um nó está disponível, qual versão do software é executada no nó específico, e quais serviços o nó oferece.

Como combater LinkingLion

0xB10C sugeriu que, desta forma, o LinkingLion poderia registrar a sincronização das transações para determinar qual nó recebeu a transação primeiro, e com esta informação, pode determinar o endereço IP associado a um determinado endereço Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

0xB10C está propondo proteger a comunidade da ameaça de roubo de privacidade, criando uma lista de bloqueio de código aberto que os nós podem usar para impedir que o LinkingLion se conecte.

No entanto, o 0xB10C alerta os desenvolvedores de que o LinkingLion pode tentar ignorar a lista de negações alterando os endereços IP que ele usa atualmente para se conectar.

E disse que uma preventiva de curto prazo é desabilitar manualmente os intervalos de endereços IP usados ​​pelo LinkingLion para conexões de entrada aos nós.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo 0xB10C, a única solução permanente para o problema pode ser alterar a lógica de transação no Bitcoin Core.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile