Publicidade

E o Bitcoin, vai cair mais? O que dizem os Gaps dos contratos futuros?

Por Jorge Siufi
Gaps em contratos futuros do BTC

Gaps são lacunas ou espaços vazios que surgem eventualmente nos gráficos de cotação de ativos. Estes espaços significam que não houve transações naquela faixa de preço ao qual o gap foi formado. Isto basicamente representa o não interesse de negociação dos investidores daquele ativo numa determinada faixa de valor.

Os gaps nos gráficos podem ser proporcionalmente grandes ou pequenos, e surgem de forma mais constante nos papéis negociados nas Bolsa de Valores, onde há os processos de fechamento e abertura de mercado, dando tempo assim para que algum acontecimento ocorra durante o recesso do pregão e promova uma certa valorização ou desvalorização do preço do ativo na próxima abertura do mercado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estes gaps normalmente estão embasados em notícias e especulações, decisões governamentais, ou balancetes informados pelas empresas, entre outros, ao qual moldam subitamente o valor do ativo.

No mercado de criptomoedas os gaps são pouco observados, pois os ativos digitais estão em constante negociação. Mesmo assim estes gaps ocorrem, mas podem passar despercebidos, podendo ser encontrados com mais facilidade em períodos gráficos menores ou mais curtos.

O fato é que independentemente do mercado ao qual estes gaps são formados, normalmente estes espaços no gráfico serão fechados no futuro. O fechamento de um gap significa que os preços retornaram àquela faixa de preço e cobriram aquela lacuna gráfica à qual não houve negociação do ativo. Mas não obrigatoriamente o fechamento de um gap acontece!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como se fosse um imã de atração de preço, o valor deixado em um gap é um indicador de análise técnica ao qual muitos traders e holders se baseiam para fazer a compra e venda de ativos, pois esperam que o preço do ativo retorne àquele patamar em curto ou longo prazo. 

Se procurarmos por gaps no gráfico do Bitcoin negociado em Exchanges praticamente não encontraremos gaps, a não ser em tempos gráficos muito curtos. Estes, são rapidamente fechados devido à volatilidade da criptomoeda.

Todavia, ao analisarmos o preço do Bitcoin negociado em Mercados Futuros podemos encontrar importantes gaps deixados no gráfico da criptomoeda em tempos gráficos acima de 4 horas, o que sedimenta melhor a possibilidade de retorno do valor àquela margem de preço. Salienta-se que neste mercado em específico de BTC há o recesso nas negociações, tornando estes gaps mais aparentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para podermos analisar o gráfico de ativos futuros negociados em BTC basta-nos acessar a página do TradingView e fazer uma busca utilizando as palavras-chave BTC1! ou Bitcoin Futures.

O gráfico do BTC Futures em 4 horas apresenta uma quantidade interessante de lacunas formadas desde a sua lateralização entre 7 a 9 mil dólares até a presente queda que o mantem numa tendência de baixa a curto prazo, mas não o tira da tendência de alta a longo prazo a qual se apresenta no momento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste tempo gráfico podemos observar até 10 gaps, onde 7 deles são mais proeminentes. Eles estão destacados na figura atrelados a seu fechamento.

Nota-se que o recuou do preço nos últimos dias vem para fechar o gap 7 do gráfico, formado no início do mês de agosto.

Mas será que este movimento de baixa terminará assim que o BTC preencher esta lacuna?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Talvez não, uma vez que ainda há um gap aberto na faixa dos $8.500 a $9.000 dólares (indicado pelo número 2 no gráfico), o que sugere que o preço do BTC ainda possa recuar mais para preencher esta lacuna.

Apesar disto, o BTC possui pontos de suporte interessantes que caso não rompidos manterão o preço em alta e farão com que este gap seja fechado apenas a longo prazo; caso seja.

Os suportes são:

1 – A longa linha de tendência de alta (LTA) ao qual o preço do BTC se aproxima, na faixa dos $10.200 dólares.

2 – As retrações de Fibonacci em 0.382 que está justamente sobre esta LTA; em 0.5, se mantendo na faixa dos $9.000 dólares e por fim, fechando o gap deixado na faixa de 0.618 em aproximadamente $8.000 dólares.   

3 – As médias móveis no gráfico diário, sendo a mais importante a MA200 que se encontra na faixa dos $7.000 dólares.

Caso o BTC paulatinamente quebre os seus suportes poderá estar configurada a perda do movimento de alta levando o preço à faixa dos $7.200 dólares. Abaixo disto seria o desastre total, mas que é muito difícil de acontecer, pois demandaria algo muito peculiar no mundo do BTC ou das criptomoedas em geral.

Fugindo da análise gráfica, outros importantes acontecimentos que se aproximam, como as decisões das propostas de ETFs, o Halving, os diversos acontecimentos recentes na economia mundial que tendem a favor das criptomoedas, e até a proximidade com o final do ano que normalmente eleva o preço do BTC estimam um futuro mais próspero ao preço do BTC.

Por outro lado, para sustentar a queda, o preço do BTC deve-se manter na linha de tendência de baixa de curto prazo a qual se encontra, onde vem fazendo topos mais baixos a cada passo dessa lateralização.

Também é importante observar que o preço do BTC formou um topo duplo no gráfico semanal onde ainda não conseguiu formar um candle sólido acima dos $11.500 dólares.

Ademais, o volume e a força compradora dos touros vem perdendo força, tanto que houve um certo recuo na dominância do BTC, agora em 68%, como apresentado pelo CoinMarketCap.

Os próximos passos do BTC veremos nas cenas dos próximos capítulos, sendo que aqueles que ponderam os gaps dos contratos futuros de BTC estão mais esperançosos com a última queda.

Um grande abraço meus caros e até a próxima.

 

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile