Publicidade

O Brexit afetará o setor de criptomoedas?

Por Bruna Grybogi

O drama em torno do Brexit, o possível êxodo do Reino Unido da União Europeia, abalou os mercados financeiros do mundo nos últimos dois anos.

De fato, o efeito da incerteza da abordagem contínua em relação a prazos, adiamentos contínuos e a incapacidade de chegar a um acordo sobre exatamente o que deve ser feito, como deve ser tratado ou quando deve acontecer. Tudo terá que ser organizado, de status de visto residente a acordos comerciais e estratégia industrial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o impacto do Brexit no setor financeiro global é algo previsível. Em um artigo para o Fórum Econômico Mundial, Jonathan Faull, Presidente de Assuntos Públicos Europeus do Brunswick Group, escreveu que “quando o Reino Unido finalmente deixar a União Européia – assumindo que sim -, levará consigo o maior mercado de capitais da Europa“.

“A perda da cidade de Londres poderia levar os 27 membros restantes da UE a seguir uma estratégia voltada para o interior para gerenciar seus mercados de capitais”, escreveu ele. “Vários analistas previram que o Brexit causará agitação e queda nos mercados de capitais no Reino Unido e na UE”.

Mas como o Brexit – com ou sem acordo – pode impactar a indústria de criptomoedas?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Brexit afetará os preços das criptomoedas?

Quanto aos possíveis efeitos do Brexit nos preços das criptomoedas, Eric Benz, diretor executivo da Changelly, diz: “mesmo que as notícias do Brexit tenham afetado a economia do Reino Unido nos últimos dois anos, eu realmente não vejo isso como tendo um papel importante no preço da criptomoeda”.

“Poderemos ver um pico quando o Brexit for oficial, mas não será significativo o suficiente para fazer o mercado realmente se mover. As criptomoedas não possuem fronteiras nem depende de restrições jurisdicionais atualmente (a menos que você esteja na China, é claro)”.

Portanto, “eu espero que o preço seja estável em um Brexit e no pós-Brexit”, disse Benz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, outros analistas apontaram que o mercado de criptomoedas se beneficiaram de turbulências políticas no passado – por exemplo, crises financeiras na Venezuela e na Argentina, bem como a influência da guerra comercial EUA-China no preço do BTC.

E embora seja impossível prever os efeitos a curto e longo prazo do Brexit na libra esterlina (GBP), o movimento negativo pode potencialmente ter um efeito positivo nos mercados de criptomoedas, talvez particularmente no preço do Bitcoin (BTC).

Sukhi Jutla disse que “historicamente, em tempos de incerteza e caos, muitas pessoas correm para a segurança de mercadorias como o ouro. É por isso que há pouca surpresa de que o preço do ouro esteja subindo diariamente. O ouro é visto como um porto seguro, uma maneira de minimizar os riscos colocando seus ovos em uma cesta de segurança. O ouro é real e é uma reserva de valor”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Será por isso que o preço do Bitcoin também começará a subir à medida que nos aproximamos do dia do Brexit?”, perguntou Jutla. “O Bitcoin, uma moeda digital ainda em sua infância, desafiou os críticos a se tornar uma reserva de valor bem respeitada. Embora ainda exista muita disputa entre os governos que não a reconhecem como moeda, eles cederam e concordaram que o Bitcoin pode ser visto como uma reserva de valor.”

Mitesh Shah, fundador e CEO da startup cripto, Omnia Markets, concordou com as declarações de Jutla. Ele disse que “podemos especular que, devido à incerteza nos mercados e ao resultado regulatório, os investidores possam buscar a criptomoeda como uma oportunidade de investimento, ou pelo menos como um porto seguro temporário contra a potencial volatilidade que afeta a libra britânica”.

Quando os resultados do referendo do Brexit foram anunciados em 23 de junho de 2016, o preço do BTC teve um pequeno aumento, embora houvesse muito menos usuários do BTC na época – o valor de mercado era de apenas US $ 10,5 bilhões, em comparação aos atuais valor de mercado de US $ 135,2 bilhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fonte: CoinMarketCap

Shah também disse que acredita que, se o Brexit teve algum efeito nos mercados de criptomoeda até agora, foi positivo. “O efeito parece ser positivo até agora”, disse ele.

E, de fato, um estudo do Cindicator no início deste ano mostrou que “cerca de 62% dos analistas financeiros registrados em sua plataforma acreditam que o Brexit terá um impacto positivo nos preços das criptomoedas” e que “74% dos analistas estão considerando mantendo criptomoeda em suas carteiras, juntamente com outros ativos, como commodities, ações e dinheiro”.

Além disso, o estudo mostrou que 44% dos analistas acreditam que “uma Grã-Bretanha pós-Brexit pode estar inclinada a adotar uma postura progressiva em relação à regulamentação de criptomoedas” e que “apenas um pequeno grupo de analistas (9%) acredita que o Reino Unido adotaria uma abordagem desfavorável para regular a criptomoeda”.

O futuro regulatório de criptomoedas pós-Brexit no Reino Unido

Embora os possíveis efeitos do Brexit nos preços das criptomoedas sejam discutíveis, o impacto dos efeitos regulatórios e logísticos nas empresas que operam no Reino Unido é praticamente inegável. “Com o Brexit no horizonte, muitas empresas serão afetadas. A criptomoeda é apenas uma das muitas indústrias que terão que se ajustar aos novos requisitos legais estabelecidos pelo governo do Reino Unido”.

De fato, os resultados regulatórios do Brexit e os caminhos regulatórios separados que podem se formar no Reino Unido e na UE podem ter algumas implicações importantes para empresas de criptomoeda baseadas fora do Reino Unido que desejam continuar operando lá.

“Já existem alguns requisitos específicos do Reino Unido para negócios de criptomoeda”, disse Eric Benz.“Os serviços de criptomoeda baseados no Reino Unido precisam passar agora pelo licenciamento específico do Reino Unido e atualizar seus processos de negócios para se ajustarem aos novos regulamentos e políticas estipulados pelo governo do Reino Unido”.

As exchanges de criptomoedas podem funcionar como pontes monetárias entre a UE e o Reino Unido

A exchanges de criptomoedas também podem ver a divisão pós-Brexit entre o Reino Unido e a UE como uma oportunidade.

A Binance, por exemplo, abriu uma exchange de criptomoedas em Jersey (uma dependência auto-regulada do Reino Unido) exatamente por esse motivo: de acordo com a Best Bitcoin Exchange, a bolsa “oferece negociação fiat-to-cripto, permitindo que os usuários comprem e vender Bitcoin e Ethereum com libras e euros”.

De fato, um relatório da Forbes citou o diretor financeiro da Binance, Wei Zhou, dizendo que “expandir os mercados de câmbio de criptomoedas com moedas fiduciárias na região européia está abrindo novas oportunidades econômicas para os europeus, bem como liberdade da incerteza iminente do Brexit, onde a libra e o euro também estão em relação”.

“Por meio da Binance Jersey, queremos ajudar a conectar o canal de cripto-fiat para a Europa e o Reino Unido como parte de nossa expansão global para apoiar a adoção mais ampla de criptomoedas”.

Tempos de caos e incertezas

E essas exchanges de criptomoedas – como as próprias criptomoedas – podem se beneficiar da incerteza em torno do Brexit, principalmente se um Brexit sem acordo for o único caminho a seguir.

“Com a incerteza ainda em torno do Brexit, continuaremos a ver um comportamento irregular nos mercados monetários e isso também incluirá o valor da libra”, disse Sukhi Jutla.

“Nesse caso, prevejo que haverá uma enxurrada de atividades nos mercados de ouro e Bitcoin, elevando os preços de ambos os ativos. Em tempos de caos e incerteza, pensamos que fazemos as coisas mais lógicas e racionais, mas tudo o que fazemos é entrar em pânico diante do medo e isso fará com que o preço da libra caia.”

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile