Publicidade

O Departamento de Justiça de Nova Iorque apreendeu 50.676 bitcoins, produto de fraude eletrônica cometida em 2012

Por Jorge Siufi

O Departamento de Justiça do estado de Nova Iorque anunciou nesta segunda-feira (7) a apreensão de 50.676 bitcoins decorrentes do processo de investigação de fraude realizada por James Zhong ao site da darkweb, Silk Road, em 2012.

O governo norte-americano passa a ser um dos maiores detentores de bitcoin do mundo, mas provavelmente não deverá mantê-los em custódia por muito tempo

Os Estados Unidos realizou a maior apreensão de bitcoins de sua história em uma ação contra James Zhong, por fraude eletrônica cometida m 2012.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o documento, Zhong “se declarou culpado de cometer fraude eletrônica em setembro de 2012, quando obteve ilegalmente mais de 50.000 bitcoins do mercado de internet da darkweb do Silk Road”.

Os bitcoins foram apreendidos em três processos distintos, onde a maior quantia, de 50.491, foi apreendida em novembro do ano passado.

Nas duas ações seguintes foram apreendidos outros 825 em março, e 35 bitcoins em maio de 2022.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

A polícia também apreendeu cerca de US$ 661.900 em dinheiro, e demais metais preciosos na casa de Zhong.

De acordo com informações no comunicado, o valor da apreensão em bitcoin no dia das apreensões totalizam mais de US$ 3,36 bilhões, a segunda maior da história do Departamento.

Este valor atualmente não é o mesmo, uma vez que o valor da maior parte dos bitcoins apreendidos foi computado com o preço do bitcoin na data de sua apreensão, realizada em novembro de 2021, quando o bitcoin estava em suas máximas históricas de preço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O procurador do caso, Damian Williams, disse que “graças ao rastreamento de criptomoedas de última geração e ao bom e antiquado trabalho policial, a polícia localizou e recuperou esse impressionante acervo de produtos do crime”.

O agente especial, Tyler Hatcher, disse que Zhong “teve sucesso em seu assalto, e tentou esconder seus espólios através de uma série de transações complexas que ele esperava que fossem aprimoradas enquanto se escondia atrás do mistério da darknet”.

Segundo Hatcher, “os agentes especiais do IRS-CI são os melhores do mundo em seguir o dinheiro pelo ciberespaço ou onde quer que nossas investigações financeiras nos levem”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma curiosidade é que estes bitcoins deverão ficar com o governo norte-americano, uma vez que a plataforma Silk Road é considerada ilegal pelo governo.

Inclusive, o criador do site, Ross Ulbricht, está sob custódia do Estado e foi condenado à prisão perpétua por diversos crimes.

Depois do processo ser concluído e arquivado estes bitcoins poderão ser leiloados pelo governo norte-americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile