Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 13 vers. 3

Foto: BitNotícias

Bom dia povo de Deus!

No versículo de ontem, a segunda parte da obra “Crypto Anarchy and Virtual Communities”, no de hoje a terceira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Criptografia Moderna

As duas últimas décadas produziram uma revolução na criptografia (cripto, para resumir) a ciência de fazer códigos e cifras. Além de apenas simples cifras, úteis principalmente para manter as comunicação secretas, a criptografia moderna inclui diversas ferramentas para autenticação de mensagens, para carimbo de tempo (timestamping) de documentos, para esconder mensagens em outros documentos (esteganografia), e até mesmo para esquemas de dinheiro digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A criptografia de chave pública, criação de Diffie e Hellman, alterou dramaticamente o papel da criptografia. Chegando ao mesmo tempo que a conversão por atacado para redes de computadores e comunicações globais, tem sido um elemento-chave de segurança, confiança, e sucesso. O papel da criptografia só se tornará mais importante nas próximas décadas.

O Pretty Good Privacy, PGP, é uma versão popular do algoritmo desenvolvido por Rivest, Shamir, e Adleman, conhecido como RSA. O algoritmo RSA recebeu uma patente nos EUA, embora não em nenhum país europeu, e é licenciado comercialmente. [¹

Essas ferramentas são descritas em detalhes em vários textos em anais de conferências, e não são o assunto deste artigo.² O foco aqui é sobre as implicações da criptografia forte para o ciberespaço, especialmente em comunidade virtuais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve-se mencionar o papel de David Chaum na definição dos principais conceitos aqui. Em vários artigos seminais (por exemplo,³ ⁴ ), Chaum introduziu as ideias de usar métodos de criptografia de chave pública para email anônimo não-rastreáveis, para sistemas de dinheiro digital nos quais a identidade do remetente não é revelada em esquemas relacionados. (Não alego, é claro, que Chaum concorda com minhas conclusões sobre as implicações políticas e socioeconômicas desses resultados.)

 

¹A RSA Data Security Inc., Redwood Shores, Califórnia, é a administradora da licença. Contate-os para detalhes.
² Muito textos cripto existem. Uma boa introdução é “Applied Cryptography” de Bruce Schneier, editora John Wiley and Sons, 1994. Esse texto inclui indicadores para muitas outras fontes. Os Anais “Cripto” (Advances in Cryptology, da Springer-Verlag, anualmente) são referências essenciais. A Conferência Cripto em Santa Bárbara, e as conferências Eurocrypt e Auscrypt, são onde a maioria dos resultados de criptografia são apresentados.
³ David Chaum, “Untraceable Electronic Mail, Return Addresses, and Digital Pseudonyms,” Comm. ACM 24, 2, February 1981, pp. 84-88. Remailers estilo o Cypherpunks são uma forma de “mixes digitais” de Chaum, embora longe do ideal.
⁴ David Chaum, “Security without Identification: Transaction Systems to make Big Brother Obsolete,” Comm. ACM 28, 10, October 1985. Este é um artigo antigo sobre dinheiro digital…não deixe de consultar artigos mais recentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Foi essa a terceira parte da obra, amanhã a quarta.
Grande abraço, Deus os abençõe!

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Sair da versão mobile